Resumo

Título do Artigo

Cenário da produção científica sobre Internacionalização e Sustentabilidade: uma análise bibliométrica.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Internacionalização
Sustentabilidade
Bibliometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - João Vitor Sales Machado Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)
2 - Márcia Zabdiele Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

A interdisciplinaridade entre as áreas da internacionalização e da sustentabilidade vem crescendo de maneira exponencial nos últimos anos, com a latente necessidade de os negócios internacionais incluírem a temática sustentável em seu escopo para que se tornem mais éticos e responsáveis (KLARIN et al., 2021). Nessa linha, a conexão entre internacionalização e sustentabilidade é contributiva e proveitosa para o crescimento de ambas as esferas organizacional e acadêmica (KOLK, 2016; KLARIN et al., 2021).
O presente estudo possui como questão de pesquisa: “qual o cenário da produção científica sobre internacionalização e sustentabilidade?”. Seu objetivo geral é elaborar o cenário da produção científica sobre internacionalização e sustentabilidade indexada nas bases de dados Scopus e Web of Science, e possui três objetivos específicos: i) analisar o perfil bibliométrico das publicações sobre internacionalização e sustantabilidade; ii) identificar as lacunas de pesquisas teóricas; iii) analisar tendências de pesquisas futuras na área.
As empresas multinacionais, em particular, vêm sofrendo críticas há anos ao serem consideradas como fortes contribuintes de uma cultura não-sustentável que impacta sociedade e meio ambiente (BURRITT et al., 2018). Inevitavelmente, as questões ambientais passaram a receber mais atenção por cobrirem tanto aspectos internos da gestão quanto pressões sociais que confrontam as multinacionais em seus mercados estrangeiros (KOLK, 2016).
A presente pesquisa é do tipo quantitativa, com dados coletados nas bases de dados científicas Scopus e Web of Science. Para o tratamento e análise dos dados, utilizou-se os softwares RStudio 4.3.0, VosViewer 1.6.19 e Zotero 6.0.26.
Encontrou-se nos resultados um período de ampliação dos estudos envolvendo as duas temáticas, após anos de incipiência acadêmica. Contudo, é importante salientar que o aumento no número de publicações não consolidou uma quantidade considerável de autores ou grupos de pesquisa relevantes. Também é relevante citar o eurocentrismo ainda predominante na agenda da pesquisa, com a maioria dos pesquisadores, universidades e periódicos advindos do continente.
O presente estudo procurou elaborar, através de análise bibliométrica, o cenário da produção científica que englobe conjuntamente as temáticas da internacionalização e da sustentabilidade, com fins de ajudar a tecer uma agenda de pesquisa robusta para a categoria.
BURRITT, R. L.; CHRIST, K. L.; RAMMAL, H. G.; SCHALTEGGER, S. Multinational enterprise strategies for addressing Sustainability: the need for consolidation. Journal of Business Ethics, v. 164, n. 2, 2018. KLARIN, A.; INKIZHINOV, B.; NAZAROV, D.; GORENSKAIA, E. International business education: What we know and what we have yet to develop. International Business Review, v. 30, n. 5, 2021. KOLK, A. The social responsibility of international business: From ethics and the environment to CSR and sustainable development. Journal of World Business, v. 51, 2016.