Resumo

Título do Artigo

Influência do Contexto Transição Institucional no Budget das Empresas de Economias Emergentes: visão da alta gestão
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Transições Institucionais
Contabilidade Gerencial
Prática Orçamentária

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários internos

Autores

Nome
1 - Arnaldo Donisete de Souza
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza-CE
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiroz

Reumo

No atual cenário de mudanças dinâmicas no ambiente de negócios, de contexto complexo e turbulento, as empresas são induzidas a implementar processos profundos na sua forma de atuação, no seu modelo de gestão de negócios e nos seus instrumentos de decisão. Assim, para ampliar as chances de sobrevivência nesse cenário, compreender como são conciliadas as decisões estratégicas das empresas e como o ambiente de negócios afeta o processo orçamentário (budget), é de fundamental importância identificar e analisar como se dá a administração, no contexto de uma economia em transição institucional.
Frente ao contexto de uma economia em transição institucional, moldada por suas condições organizacionais internas, externas e suas dinâmicas, onde o processo de mudança na prática da Contabilidade Gerencial (orçamentação) provoca alterações na estrutura organizacional, tem-se como objetivo de pesquisa analisar a influência do ambiente institucional nas alterações da prática orçamentária (budget) da contabilidade gerencial das empresas de economias emergentes na visão da alta gestão.
A abordagem adotada no presente estudo é a do pluralismo teórico, que é promissora na extensão da literatura existente sobre mudança na prática orçamentária da contabilidade gerencial, uma vez que pesquisas anteriores na área contábil focaram principalmente em práticas já institucionalizadas, ao invés de novas práticas e temas pelos quais tornem-se institucionalizadas.
O campo de aplicação da pesquisa foram grandes organizações em que a prática orçamentária estava presente. Os dados coletados foram do tipo primário e secundário. Os primários foram coletados nas organizações durante o período de realização do levantamento, por meio de entrevistas, constituindo-se em dados originais de pesquisa. Os secundários foram obtidos por meio de pesquisa documental, compreendendo documentos internos, de circulação restrita, e relatórios públicos da organização. A técnica de análise de dados foi Análise de Conteúdo.
A pesquisa demonstrou uma inter-relações entre teoria e prática na consideração dos fatores intraorganizacionais que envolvem as mudanças sócio-econômicas, e que é notoriamente essencial para iniciar e enquadrar o processo de mudança e atrair apoio e uma atitude positiva para a mudança nas práticas no dia-a-dia de gestão orçamentária, sendo constatado na maioria das opiniões dos gestores entrevistados nas organizações.
Os achados da pesquisa possibilitou diagnóstico das organizações, em que estas estão transformando suas estruturas e processos para atender às demandas do novo ambiente de transição institucional, em que o sistema orçamentário continua a desempenhar um papel fundamental no controle das organizações atuantes em economias emergentes, destacando a influência do ambiente institucional e dos fatores que desencadeiam as mudanças nas modalidades da gestão baseada em orçamentos.
AMMAR, S. Enterprise systems, business process management and UK-management accounting practices: Cross-sectional case studies. Qualitative Research in Accounting & Management, v.14, n.3, 2017. EGITIM, S. Challenges of adapting to organizational culture: internationalization through inclusive leadership and mutuality. Social Sciences & Humanities Open, v.5, p. 1 – 8, 2022. FELICIANO M.; et al. Evaluation of coverage and completeness of Information System variables on public health budgets. Saúde Debate, v. 43, n. 121, 2018.