Resumo

Título do Artigo

DESDE A MENSURAÇÃO ATÉ A MESO-INSTITUIÇÃO: UM ESTUDO SOBRE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS DE ORIGEM ANIMAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Meso-instituição
Economia dos Custos de Mensuração
Selo ARTE

Área

Agribusiness

Tema

Gestão de Cadeias e Políticas Públicas no Agro

Autores

Nome
1 - Daniel Teixeira dos Santos Braz
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - DAGEE
2 - José Paulo de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
3 - Sandra Mara de Alencar Schiavi
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA/ UEM)

Reumo

As cidades da AMUSEP, ainda não organizaram seu aparato meso-institucional intermediador de políticas pública, apesar de ter potencial comercial para incentivar a comercialização intermunicipal de produtos artesanais. No entanto, através das possibilidades teóricas das meso-instituições e das categorias da ECM, se faz possível compreender as possibilidades de organização deste aparato.
Portanto, o objetivo deste estudo é compreender as possibilidades de complementariedade entre meso-instituições e economia dos custos de mensuração (ECM) através do caso estudado, sobre a avaliação da implementação do Selo ARTE para comercialização de produtos artesanais da agroindústria familiar, da região da AMUSEP.
Segundo Ménard (2018), a meso-instituição intermedia os ambientes ao traduzir, reforçar e monitorar a política pública até os arranjos institucionais. Barzel e Kochin (1992) apresenta a Economia dos custos de mensuração (ECM), com objetivo de : minimizar assimetria de informação e incerteza. Desta forma, observa-se a possibilidade de resolver um problema teórico: a complementariedade entre meso-instituições e as categorias da ECM.
A proposta metodológica é de utilizar a análise de conteúdo temática, utilizando-se de categorias mais abrangentes a fim de que sejam preenchidas a partir da coleta de dados e com isso, através de uma estratégia de “análise de conteúdo temática direcionada”. Para coleta de dados, este trabalho utiliza dados secundários, e dados primários.
Dentre os principais resultados destaca-se que a impossibilidade da aplicação desta política na região da AMUSEP se dá pela ausência da função meso-institucional de tradução o que por sua contribui para a complexidade informacional identificada no ambiente institucional, e estes são os fatores que geram dificuldade de mensuração, proporcionando custos altíssmos para o produtor e o levando para a informalidade (ausência de certificação e regulação sanitária).
Como conclusão, identifica-se que as categorias da ECM podem trabalhar em complementariedade da meso-instituição, fazendo com que seja possível desenvolver um modelo teórico que seja replicado analisando os reflexos de uma política pública, sua intermediação e suas consequências no micro-ambiente.
ADAPAR, 2021; BARDIN, 2016; BARZEL, 1982; BARZEL, Y.; KOCHIN, 1992; BARZEL,1997; FOSS, K.; FOSS, N. J., 2001; MAPA, 2021; MÉNARD, 2014; MÉNARD, C; 2018; SHASTITKO, A. E., 2020; SKARBEK, D., 2020; SUSAF, 2021; WILLIAMSON, O.E., 2000; ZYLBERSZTAJN, D., 2018.