Resumo

Título do Artigo

O Papel da Liderança na Implementação da Estratégia da Empresa
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Implementação da Estratégia
Liderança
Teoria do Alto Escalão

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - VERGUEIRO
2 - Benny Kramer Costa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
3 - Rosiele Fernandes Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
4 - Vinícius Rodrigues Silva Pires
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
5 - Edmilson de Oliveira Lima
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

O corpo gerencial da empresa tem um papel relevante na efetiva Implementação da Estratégia (IdE), em ações que envolvem pessoas (Tawse & Tabesh, 2021), processos, medição de resultados e a própria estratégia em si (Vigfússon et al., 2021). O modelo proposto trabalha a adequação do perfil das pessoas às ações que as mesmas realizarão, pois coloca em evidência a necessidade de mapear e considerar as características psicológicas e observáveis dos líderes encarregados da operacionalização das ações relacionadas à IdE, visando o comprometimento e o foco atencional da organização.
Propor um modelo teórico com proposições sobre quais ações são executadas pela liderança para assegurar o êxito da Implementação da Estratégia (IdE). Para tal são apresentadas quatro proposições de ações ao alcance da liderança que afetam a IdE.
A literatura existente não apresenta um consenso em torno da definição da Implementação da Estratégia (IdE) (Tawse & Tabesh, 2021). Os estudos sobre os fatores que impactam a IdE identificam-nos como barreiras, promotores ou fatores dualísticos, que tanto podem tornar-se barreiras como promotores (Cândido & Santos, 2019; Hrebiniak, 2006; Vigfússon et al., 2021). A liderança atua na transição da etapa de formulação da estratégia para a execução (Amoo et al., 2019). O construto de liderança adotado neste estudo segue o pensamento de Graen & Uhl-Bien (2022), baseado na LMX.
Foi proposto um modelo conceitual embasado em cada teoria para formular as proposições de ações que os líderes devem executar visando a IdE. Neste ensaio evidencia-se que o conjunto de ações que o líder deve executar visando a IdE não ocorre naturalmente, pois depende da ligação de diferentes conceitos que se complementam dentro de uma lógica sequencial Teoria do Alto Escalão, LMX, ABV e IdE. Dessa forma a IdE é apresentada como o resultado de um conjunto de ações e de características individuais dos líderes.
Caso o conjunto de ações proposto neste estudo não seja observado nas empresas é possível que a IdE seja negativamente afetada, seja por falta de foco ou pela ausência de pessoas certas nas posições corretas para executar suas atribuições. De maneira oposta, ter pessoas certas nas posições corretas com o foco nos temas e ações que suportam a estratégia da empresa terão maior possibilidade de êxito na IdE
Amoo, N., Hiddlestone-Mumford, J., Ruzibuka, J., & Akwei, C. (2019). Conceptualizing and measuring strategy implementation: A multidimensional view. Strategic Change, 28(6), 445–467 Dansereau, F., Graen, G., & Haga, W. J. (1975). A vertical dyad linkage approach to leadership within formal organizations. A longitudinal investigation of the role making process. Organizational Behavior and Human Performance, 13(1), 46–78. de Oliveira, C. A., Carneiro, J., & Esteves, F. (2019). Conceptualizing and measuring the “strategy execution” construct. Journal of Business Research, 105(April 2017)333-344