Resumo

Título do Artigo

O poder da análise de dados para melhorar o desempenho e a eficiência em treinamentos na administração pública
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

analytics
treinamento
ead

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Mario do Amaral Nascimento
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Administração
2 - Erika Rezende Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Pro-Reitoria de Recursos Humanos
3 - Cinthia Mara Oliveira e Souza
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP

Reumo

Em um mundo V.U.C.A e B.A.N.I os profissionais são constantemente compelidos a maior qualificação e em maior velocidade (SILVA, 2021), o que não é diferente nas organizações públicas. Nesse contexto, a educação corporativa torna-se estratégica tendo em vista que focaliza o constante aprimoramento, especialmente na modalidade à distância que tem demonstrado ser capaz de acompanhar as mudanças (MESQUITA, 2022). Ao mesmo tempo, as organizações públicas lidam rotineiramente com o desafio de aprimorar o uso dos recursos
O Learning Analytics é uma ferramenta que se concentra no uso e análise de dados para melhorar eficiência e a satisfação nos processos de aprendizagem. Ela se baseia na coleta, análise e interpretação de dados educacionais para compreender e apoiar o processo de aprendizagem. Com a popularização da tecnologia e a crescente quantidade de dados gerados por estudantes, professores e sistemas de ensino, a importância do Learning Analytics tem aumentado significativamente nos últimos anos.
63% dos cursos planejados não eram concluídos; 60% ficavam com a licença por mais de 50 dias; 25% concluíam nos últimos 3 dias; determinadas áreas e pessoas permaneciam muito tempo com a licença, enquanto outras sem nenhuma; e planos de estudos exagerados, com até 360h de curso, quase uma pós-graduação. E a empresa possuía um contrato com uma plataforma de cursos tecnológicos em EAD que permitia o uso de 200 licenças rotativas por entre os funcionários. Porém, a quantidade de licenças foi diminuída pela metade por decisão superior, sendo necessário aprimorar a eficiência de uso.
Aplicação do Learning Analytics para diagnóstico quantitativo, reestruturação de processos, regras e procedimentos e desenvolvimento de Painel BI para monitoramento do processo e uso.
● A duplicação da quantidade de cursos e carga horária concluída; ● A triplicação da quantidade total de funcionários atendidos; ● O aumento em 50% a quantidade de funcionários por licença; ● O aumento em 12pp a conclusão de cursos planejados pelo gestor; ● A melhora da performance em 85% das áreas; ● A eliminação da ociosidade em 100%; ● A redução da média de cursos e carga horária por plano de estudos para números aceitáveis (25h / 5 cursos); ● O alcance de novas áreas e pessoas que nunca tinham acessado. Resultados estes obtidos em um contexto utilizando somente metades das licenças
Aplicação do Learning Analytics, a fim de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem em uma empresa pública. A organização enfrentava problemas relacionados ao uso ineficiente das licenças para cursos em educação corporativa a distância, resultando em baixa conclusão de cursos, ociosidade, falta de envolvimento dos funcionários e custos operacionais elevados.