Resumo

Título do Artigo

O Organizar de Práticas Emergentes de Moda: Um Estudo no Mercado de Sapa na Cidade de Praga - República Tcheca
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Moda
Práticas Organizacionais
Mercado de Sapa

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - FELIPE KAISER FERNANDES
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) - LAP, Ehess-CNRS (UMR 8177)
2 - Carlos Cesar de Oliveira Lacerda
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
3 - Rodrigo Ábnner Gonçalves Menezes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA

Reumo

Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre o organizar de práticas de moda no mercado de Sapa, situado em Praga, na República Tcheca. Criado por gestores do norte do Vietnã, esse mercado se tornou nos últimos anos um centro comercial, urbano, religioso e logístico de larga escala, ícone da diáspora vietnamita na República Tcheca. Recentemente, imigrantes vietnamitas têm ganhado espaço no design e produção de moda na República Tcheca, permitindo-lhes de contrabalancear o estigma de população marginalizada que sofrem.
O objetivo do artigo é compreender como ocorre o organizar de práticas de moda no mercado de Sapa, situado em Praga, na República Tcheca. A escolha dessa cidade e desse centro comercial parte de uma pesquisa de tese, fundamentada em um estudo etnográfico. Além de descrever a história da formação e evolução desse mercado, a investigação joga luz na maneira como a moda pode ser compreendida em uma existência plural e não estanque. Argumenta-se que esse fenômeno tem um papel fundamental nesse espaço e se insere dentro de um processo de “modernização” do Vietnã.
Os Estudos Organizacionais (EOs), além de abordarem a moda através da sua dimensão industrial, como sistemas de produção que envolvem os setores têxtil e de vestuário, tem buscado salientar o caráter simbólico, identitário e cultural desse fenômeno (CZARNIAWSKA, 2011; KORIKA; BAZIN, 2019). A partir desse esforço, a moda pode ser compreendida como continuamente emergente e realizada por meio de negociações locais, uma vez que a constituição de hábitos e estilos envolve o organizar dos modos de se vestir que são constantemente em fluxo (KORIKA; BAZIN, 2019; GIUSTI, 2008).
Os resultados e discussões do artigo apresentam um breve histórico da origem e evolução do mercado de Sapa no centro-europeu, além de descrever os princípios que regem o fenômeno da moda, através de processos e práticas organizacionais. Envolta em processos que envolvem religiosidades, identidades, política, simbolismos e novas lógicas que o mercado adota, a moda em Sapa é caracterizada pela presença de diferentes atores e agentes que fabricam estilos, valores estéticos e modos de se vestir.
Os resultados e discussões do artigo apresentam um breve histórico da origem e evolução do mercado de Sapa no centro-europeu, além de descrever os princípios que regem o fenômeno da moda, através de processos e práticas organizacionais. Envolta em processos que envolvem religiosidades, identidades, política, simbolismos e novas lógicas que o mercado adota, a moda em Sapa é caracterizada pela presença de diferentes atores e agentes que fabricam estilos, valores estéticos e modos de se vestir.
Argumenta-se que a moda tem um papel fundamental no mercado de Sapa e se insere dentro de um processo de “modernização” do Vietnã, que envolve mercados e a abertura de sua economia. A moda, dessa forma, não deve passar despercebida ou vista como algo irrelevante nos Estudos Organizacionais (CZARNIAWSKA, 2011), pois ela promove novas entradas para se estudar o organizar nas cidades e as dinâmicas emergentes que as afetam.
CZARNIAWSKA, Barbara. Introduction to the special themed section: Fashion in research and in management, In: Organization Studies, 32(5), p. 599-602, 2011. GODART, Frédéric. Sociologie de la mode. Paris: Editions La Découverte, 2010. GODART, Frédéric. Unveiling Fashion: Business, Culture and Identity in the Most Glamorous Industry. New York, INSEAD Business Press, Palgrave MacMillan, 2012. KORICA, Maia; BAZIN, Yoann. Fashion and Organization Studies: Exploring conceptual paradoxes and empirical opportunities. In: Organization Studies, 40(10), 1481–1497, 2019.