Resumo

Título do Artigo

Efeitos da operação da plataforma de economia de compartilhamento Airbnb nos destinos turísticos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Economia compartilhada
Airbnb
Turismo

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Manuela Bandeira de Melo Vidal
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA
2 - Rodrigo Ladeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
3 - Sérgio Paulo Maravilhas Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração (NPGA)
4 - Cristiane Jamile Nascimento Costa
EAUFBA - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA - NPGA

Reumo

A economia global sofreu interferências inevitáveis na última década com o surgimento de plataformas de economia de compartilhamento, em que há um esforço dos indivíduos em se envolverem em atividades em conjunto com outros, seja partilhando, alugando ou negociando coisas, e a tecnologia permite a fácil conexão das partes interessadas nestes canais alternativos de acesso a bens e serviços diversificados (Botsman & Rogers, 2010; Mayasari & Haryanto, 2018; Veretennikova & Kozinskaya, 2022).
Há muitos efeitos positivos oriundos da economia de compartilhamento ((Botsman & Rogers, 2010; Mayasari & Haryanto, 2018; Möhlmann, 2015; Schor & Fitzmaurice, 2015; Sundararajan, 2018; Veretennikova & Kozinskaya, 2022). É preciso considerar, no entanto, que o rápido avanço de um negócio deste tipo pode ter consequências relevantes, devido à negligência na regulamentação e fiscalização (Guttentag, 2013). O objetivo deste artigo é identificar os efeitos mais relevantes para os destinos turísticos oriundos da operação da plataforma Airbnb, pioneira na economia compartilhada (Zervas et al. 2017).
Guttentag (2013) afirma que modelos comerciais disruptivos e baseados em tecnologia frequentemente excedem barreiras legais. Sustenta-se a Airbnb como substituta ao setor de hospitalidade tradicional em uma conjuntura que não regulamenta de forma eficiente o seu modelo de negócio (Oskam et al., 2018). Ademais, a penetrabilidade da plataforma pode gerar perturbação a uma área outrora residencial (Wegmann & Jiao, 2017). A influência da operação da Airbnb no mercado imobiliário também é investigada: há variação positiva e negativa nos preços de venda de habitações (Thackway et al., 2022).
Para alcançar o objetivo deste artigo, recorreu-se à revisão sistemática de literatura. Identifica-se, pela quantidade de estudos retornados, que os efeitos da penetração da Airbnb vêm sendo sentidos, testados e tratados, e a literatura científica avança conforme a possibilidade de mensurá-los. Quatro temas surgiram como principais efeitos tratados pelos pesquisadores, empregando-se o contexto de regulação e Airbnb: dinâmica flutuante do mercado imobiliário; mudança do caráter da vizinhança; fenômeno da gentrificação; impactos ao setor hoteleiro.
Destaca-se a dinâmica flutuante do mercado imobiliário das localidades como o efeito mais percebido pelos locais. A temática trata de assuntos sensíveis relativamente à plataforma Airbnb, sendo o principal deles a escassez de oferta de unidades destinadas a aluguel de longo prazo, acompanhada do consequente aumento do custo de vida. O outro efeito de grande importância para os pesquisadores é a mudança de caráter de vizinhança, quando há perda do sentido de comunidade e vizinhança. Este efeito, inclusive, leva ao fenômeno da gentrificação, temática identificada por boa parte dos pesquisadores.
Botsman, R., & Rogers, R. (2010). What's Mine is Yours - The Rise of Collaborative Consumption (1ª ed.). Harper Business; Guttentag, D. (2013). Airbnb: disruptive innovation and the rise of an informal tourism accommodation sector. Current Issues in Tourism, 1192-1217; Mayasari, I., & Haryanto, H. (2018). Motivational factors of collaborative consumption in the era of sharing economy. Gadjah Mada International Journal of Business, 20(3), 331-353.