Resumo

Título do Artigo

Caminhos emergentes para o Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: um framework a partir de uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Desenvolvimento de Competências
Desenvolvimento Sustentável
Instituições de Ensino Superior

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Caroline Krüger
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Câmpus de Ribeirão Preto
2 - Fábio Henrique Correa Bogado Guimarães
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PGCin
3 - Adriana Cristina Ferreira Caldana
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Administração

Reumo

As universidades são especialmente relevantes para o desenvolvimento de competências para o desenvolvimento sustentável (CDS), devido à sua responsabilidade social na formação de futuros profissionais e líderes e no estímulo à conscientização pública, sendo consideradas agentes de mudanças fundamentais para a busca de soluções para os problemas complexos como os desafios ambientais e a desigualdade social. Contudo, apesar do avanço de pesquisa com alunos e professores no campo das CDS, pouco foi analisado no âmbito dos colaboradores destas instituições.
Com essa lacuna na literatura, esse artigo busca responder a seguinte questão de pesquisa: como desenvolver competências para o desenvolvimento sustentável nos Recursos Humanos (docentes e não docentes) de Instituições de Ensino Superior? Para isso, propõe um modelo para o “Desenvolvimento de Competências para Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior” (DCS-IES), com base em revisão sistemática da literatura de 271 artigos levantados e analisados no estudo.
A literatura tem apontado a necessidade que as IES melhorem continuamente sua atuação e as experiências de práticas e aprendizagens proporcionando conhecimentos, habilidades, valores, disposições e atitudes para a sustentabilidade, ou seja, competências para o desenvolvimento sustentável (CDS), de forma que os profissionais que atuam na mesma - sejam estes técnicos-administrativas ou professores, ou ainda, estudantes -, se tornem agentes de transformação nas organizações onde trabalham e nas comunidades onde vivem e interagem (DYER; DYER, 2017; CALDANA, et al., 2020; SROUFE et al., 2015, UNESC
Foram organizados em duas frentes de análises e discussões, estando (i) a primeira na abordagem e caracterização dos estudos e (ii) a segunda nas diretrizes para o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade, respectivamente: (i) Constatações da sistematização da literatura: caracterização dos estudos; trajetória de publicações sobre CDS; (ii) diretrizes para o desenvolvimento de competências: resultado da análise de coocorrência de termos; Modelo CDS-IES proposto e suas dimensões, componentes e descritores identificados a partir do levantamento e análise na literatura.
Esse estudo reforça o reconhecimento de que o desenvolvimento de CDS desempenha um papel fundamental no esforço global para o atingimento das metas de DS. Isso fica evidente na trajetória de crescimento da literatura, na composição interdisciplinar e na amplitude de periódicos e acadêmicos com contribuições sobre o tema. Além disso, o modelo proposto em suas cinco dimensões e elementos correspondentes agregam conhecimentos e ferramentas com potencial para impactar políticas e práticas das IES nos próximos anos em contribuição para o desenvolvimento sustentável.
UNESCO (2017), “Education for sustainable development goals: learning objectives”, Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2022. XIAO, Y.; WATSON, M. Guidance on Conducting a Systematic Literature Review. Journal of Planning Education and Research, 39(1), 93–112, 2019. https://doi.org/10.1177/0739456X17723971 WIEK, A., et al., Operationalising competencies in higher education for sustainable development, Handbook of Higher Education for Sustainable Development, Routledge, London, pp. 241-260, 2015.