Resumo

Título do Artigo

Características da paróquia e liderança do pároco impactam a intenção de doar dinheiro para a Igreja Católica?
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Palavras Chave

Liderança carismática
Reputação
Religiosidade

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Liderança e suas Dimensões

Autores

Nome
1 - ROSIANIA ANDRADE LIMA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Teresina-PI
2 - Marcia Juliana d'Angelo
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitoria
3 - Jose Lazaro Oliveira Nunes
Fucape Business School (São Luis/MA) - São Luís-MA
4 - Raysa Geaquinto Rocha
University of Essex - Essex Business School
5 - Amanda Soares Zambelli Ferretti
FUCAPE Business School - Vitória

Reumo

A intenção de doar vem sendo discutida na literatura ao descrever trabalhos que se distinguem pelo foco dado aos atores sociais envolvidos no ato de doar, ou seja, o doador, a causa/beneficiário, o ambiente (Chen et al., 2019) e os donativos de diferentes tipos. As instituições religiosas são consideradas organizações do terceiro setor, que têm restrição financeira e, portanto, são dependentes de doações, , investimentos ou subsídios de partes interessadas externas para atingir seu fim social (Moura et al., 2019).
Assim, o objetivo deste estudo é analisar os impactos da reputação da paróquia, do carisma do pároco, da confiança dos fiéis na paróquia e da percepção de governança da paróquia na intenção de doar dinheiro para essa instituição. Além disso, analisar o efeito moderador da religiosidade nessas relações. O diferencial deste trabalho consiste em contribuir para a literatura de intenções comportamentais ao mostrar os efeitos de alguns fatores preditivos da intenção de doar dinheiro para uma organização do terceiro setor com preceitos e governança próprios.
A religiosidade que, segundo Dube e Wingfield (2008, p.503) é definida como “o grau de adesão de uma pessoa às crenças, doutrinas e práticas de determinada religião”, é comumente abordada como preditora da intenção de doar em trabalhos com os mais diferentes tipos de donativos aos mais diferentes tipos de beneficiários (Daud et al., 2022). Portanto, dentro de um ambiente eclesiástico, é esperado de um fiel/doador fidelidade aos preceitos e/ou revelações da religião professada, sendo a caridade um preceito inerente a maioria delas (Fraser, 2022).
Foi realizada uma pesquisa quantitativa com questionário contendo 54 questões. Os dados foram coletados de forma online entre março e abril de 2023. Os respondentes foram convidados a participar da pesquisa por meio de convites enviados por e-mail e por grupos de WhatsApp, redes sociais e por meio da técnica de bola de neve (Patton, 1990). A análise das relações entre os construtos foi feita por meio da modelagem de equações estruturais utilizando o método da estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS – Partial Least Squares) com o uso do programa Smart PLS 4 (Ringle et al., 2022).
Os resultados mostram que uma característica de liderança carismática do pároco (visão estratégica e articulação) e a governança de evidenciação caritativa contribuem para a intenção de doar dinheiro. Já a reputação, a confiança e a governança de evidenciação baseada nas finalidades eclesial, religiosa e missionária, bem como outras caraterísticas do carisma – risco pessoal, sensibilidade ao meio ambiente e às necessidades dos membros e comportamento pouco convencional – não afetam essa intenção comportamental.
Como contribuição prática, os resultados dessa investigação feita num dos países com maior número de católicos do mundo, o Brasil, podem servir de parâmetro para como e onde intervir na intenção de fiéis de doar dinheiro para a igreja católica, também, em outros países e religiões. Como subsídio para a tomada de decisão, sugere que quando se trata de uma organização religiosa o foco para interferir nas doações recebidas deve ser dado a figura de seu líder e a governança percebida por seus fiéis.
Ananzeh, H., Al Amosh, H., & Albitar, K. (2022). The effect of corporate governance quality and its mechanisms on firm philanthropic donations: evidence from the UK. International Journal of Accounting & Information Management, (ahead-of-print). Anshel, M. H., & Smith, M. (2014). The role of religious leaders in promoting healthy habits in religious institutions. Journal of Religion and Health, 53(4), 1046-1059. Antonakis, J., Bastardoz, N., Jacquart, P., & Shamir, B. (2016). Charisma: An ill-defined and ill-measured gift. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior,