Resumo

Título do Artigo

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM EMPRESA DO AGRONÉGOCIO: ESTUDO PRELIMINAR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Agenda 2030
ODS
Desenvolvimento Sustentável

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Silvina Maria dos Anjos
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - RENATA GIACOMIN MENEZES
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - sao paulo
3 - LILIANE CRISTINE SCHLEMER ALCÂNTARA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) propõe a implementação de 17 objetivos e 169 metas para o enfrentamento da fome e da pobreza (ONU, 2020). A agenda integra o Pacto Global da ONU para que pessoas, governos e empresas assumam compromissos de alinharem, de forma voluntária, suas estratégias aos objetivos que visam o desenvolvimento sustentável do planeta (ONU, 2015).
A literatura aponta que as agendas subnacionais de governos e de empresas carecem de capacidades e investimentos para assumirem estes compromissos, inclusive em produzir indicadores sociais, econômicos e ambientais que respondam à Agenda 2030. Os achados de Beck e Ferrasso (2023) evidenciam a necessidade de ampliar o entendimento das empresas para o alcance dos ODS. Nesse sentido este artigo tem por objetivo identificar e analisar as estratégias organizacionais para o cumprimento de metas da Agenda 2030 da ONU
O artigo está ancorado em autores que discutem o desenvolvimento sustentável e a implementação dos 17 ODS da ONU (Beck & Ferrasso, 2023; Cuervo-Cazurra et. Al, 2020; United National Sustainable Development Goals, 2015)
A pesquisa teve metodologia qualitativa-descritiva, com a estratégia de estudo de caso único. Foram coletados dados primários, em entrevistas com técnicos e gestores da área de sustentabilidade da empresa, além de coleta de secundários nos documentos, relatórios, publicações oficiais para identificar e analisar os dados, com destaque no relatório de ESG 2021-2022.
A partir dos relatórios de ESG divulgados pela empresa, foram caracterizadas as áreas de negócio da empresa, políticas, metas e ações desenvolvidas pela empresa desde 2015, além dos relatórios de ESG publicados nos anos 2021 e 2022, em destaque aos indicadores relacionados às áreas ambientais, sociais e governança. Na análise documental ficou evidenciado um alinhamento entre os 17 ODS da ONU e metas/ações desenvolvidas pela empresa, que tende a contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Este artigo identificou e analisou as estratégias organizacionais para o cumprimento de metas da Agenda 2030 da ONU, adotadas por empresa agronegócio instalada no Brasil. Foram observados um alinhamento das metas e ações desenvolvidas pela empresa em 12 dos 17 ODS preconizados pela ONU. Comprometer-se com a Agenda 2030 é o apelo global da ONU para que empresas, governos, pessoas e sociedade civil organizada assumam o compromisso com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para um mundo de justiça social, prosperidade e sustentabilidade.
Beck, D., & Ferasso, M. (2023). How can Stakeholder Capitalism contribute to achieving the Sustainable Development Goals? A Cross-network Literature Analysis. Ecological Economics, 204(1) Cuervo-Cazurra, A., Doh, J. P., Giuliani, E., Montiel, I., & Park, J. (2022). The United Nations Sustainable Development Goals: Pros and Cons for Managers of Multinationals. AIB Insights, 22(1). ONU, P. (2020). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.