Resumo

Título do Artigo

Disclosure contábil e ESG em mineradoras brasileiras de capital aberto
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

ESG
Atividades Mineradoras
Contabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Karoline Penha Cupertino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
2 - ANTONIO CARLOS BRUNOZI JÚNIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade
3 - Ebio Viana Meneses Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa

Reumo

A contabilidade é um instrumento de registro e transformação de dados econômicos em forma de demonstrativos, dando auxílio às organizações para a tomada de decisões (MARION, 2009) e que, por muito tempo, se destinou apenas para processos gerenciais, se restringindo às escriturações. No entanto, para acompanhar as tendências mundiais, os profissionais da área contábil precisam expandir o conhecimento para outras temáticas. Desse modo, com o aumento da interação das relações humanas, a Contabilidade enquanto Ciência Social modifica-se de modo a atender as novas expectativas da sociedade.
Segundo pesquisas feitas pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM (2022), entendendo que o país carece de educação financeira, não se torna simples a diferenciação de informações ESG confiáveis em comparação com as possivelmente manipuladas. Dessa forma, faz-se essencial combater o déficit de informação para os investidores. O objetivo geral deste estudo é analisar, qualitativamente, os relatórios de sustentabilidade e relatos integrados de empresas extrativas minerais brasileiras e de capital aberto.
Diante dos aumentos significativos na ocorrência de danos ambientais, os stakeholders - partes interessadas nas informações contábeis (FREEMAN, 1984) - estão cada vez mais exigentes com relação a escolha de seus investimentos. Conforme Ferigolo e Júnior (2007) apontam, a especialidade da contabilidade ambiental financeira é adequar os eventos ambientais aos parâmetros da contabilidade. A divulgação de informações qualitativas ambientais pode contribuir para a melhora da reputação e identidade da da empresa dentro de um cenário cada vez mais competitivo (FERNANDES, 2012).
As informações sobre desempenho foram discutidas por todas as mineradoras. Com isso, foram divulgadas informações monetárias como Ebitda, receitas líquidas, balanço patrimonial e a demonstração do valor adicionado. De uma forma geral, ainda que estejam atentas aos padrões de divulgações, as empresas necessitam divulgar relatórios mais objetivos. Mesmo com a mudança para o Relato Integrado, os disclosures da Vale se mantiveram extensos. Com isso, ao contrário deste estudo, os resultados de Rabelo e Silva (2021) apresentaram falta de precisão aos questionamentos do RI.
os padrões contábeis da GRI e do IIRC são robustos e concedem acertadamente a transparência que os investidores necessitam. Porém, é essencial que haja outras métricas, além do ISE B3, para medir os disclosures. Caso contrário, os relatórios ESG poderão se tornar as novas espécies de Relatório da Administração, contendo discursos enviesados. Sendo assim, é primordial que os profissionais da contabilidade auxiliem na preparação desses documentos, e não somente na elaboração de dados financeiros e quantitativos.
DYE, Ronald. An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics. v. 32, p. 181-235, 2001. EY. Riscos e Oportunidades de Negócios em Mineração e Metais no Brasil. 2022. Disponível em: https://www.ey.com/pt_br/mining-metals/riscos-e-oportunidades-emmineracao-e-metais-no-brasil-2022. Acesso em: 07 jun. 2022. FERIGOLO, A. M.; POSSATI JÚNIOR, G. P. A Relevância da Contabilidade Ambiental sob um enfoque de Responsabilidade Social e de Mercado. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. 4, n. 2, p. 66-75, 2007.