Resumo

Título do Artigo

O SIGNIFICADO DE GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE PARA OS COLABORADORES DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão Sustentável
Sustentabilidade
Pequenas e Médias empresas

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Karinie Meire Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras
2 - Marcia Juliana d'Angelo
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitoria

Reumo

Este estudo busca conhecer a percepção dos colaboradores de pequenas e médias empresas (PME’s) sobre o tema alicerçada a participação e colaboração das empresas com práticas sustentáveis, evidenciando a necessidade de implementação de indicadores que se referem a sustentabilidade com uma metodologia para comunicar aos interessados o desempenho da organização com as práticas econômicas, sociais e ambientais.
Objetivo central em identificar o núcleo central da representação social dos termos “Sustentabilidade” e “Gestão para a Sustentabilidade”, bem como as possíveis conclusões formuladas a partir da análise das categorias identificadas na pesquisa realizada com colaboradores de pequenas e médias empresas mostrando a retratação das representações sociais que delas originam
Detalhando a prática por meio de negócios sustentáveis além da ênfase na Teoria das Representações sociais com suas abordagens e trabalhos seminais.
A coleta de dados foi realizada por meio de questionário de evocação livre de palavras com a ferramenta Google Forms, teve como resposta a participação de 392 pessoas, sendo considerado 240 para análise das respostas visto que 152 não se enquadravam nos critérios de PMES.
Os resultados mostram que o núcleo central para o termo “Sustentabilidade” está com a palavra Cuidar do meio ambiente refletindo a compreensão dos respondentes alicerçada em práticas de reaproveitamento. Já a expressão “Gestão para a Sustentabilidade” em seu núcleo central foi possível apontar a responsabilidade social ligada a busca constante por integração, inovação, investindo em uma infraestrutura adequada a sustentabilidade com uso de materiais orgânicos evidenciando o cuidado com a integridade do ambiente em que a empresa está inserida.
Tais resultados são assimétricos quando vinculados ao cuidado com o meio ambiente, na percepção dos dois termos pesquisados. Moscovici (2003), enfatiza que as representações sociais são “adquiridas e construídas” semelhantemente ao jeito como se estrutura a teoria.
Abdalla, J. J., & Feichas, S. A. Q. (2005). Modelo Hackefors para obtenção de certificado ambiental ISO-14.001 em pequenas e médias empresas: uma discussão sobre sua aplicação em empresas brasileiras. Cadernos EBAPE.BR [online], 3(3), 01-14 - https://doi.org/10.1590/S1679-39512005000300008. Abric, J. C. (1993). Central system, peripheral system: their functions and roles in the dynamics of social representations. Papers on social representations, 2, 75-78. Almeida, F. (2007). Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: E-book Kindle. Banco Nacional Desenvolvimento Sus