Resumo

Título do Artigo

PROJETO DE VIDA: as estratégias de ensino-aprendizagem para a educação empreendedora na educação básica
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Palavras Chave

Educação empreendedora
Metodologias ativas
Projeto de Vida

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Diego Pereira Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - PRISCILLA OLIVEIRA NASCIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

O contexto educacional, como um contexto representativo para a formação de sujeitos, tem se apresentado como o principal caminho para a transformação social, para a promoção de novas experiências e conhecimentos (FREIRE, 2006; 2016; 2019). Assim, apresenta-se como oportuno para desenvolver habilidades e conhecimentos, por meio de metodologias ativas, que podem promover um ambiente propício às experiências sobre o empreendedorismo e suas práticas (SCHAEFER; MINELLO, 2017; 2020).
Considerando as proposições levantadas sobre as práticas da educação empreendedora, a partir de metodologias ativas de ensino, este artigo apresenta a questão norteadora: como as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no componente curricular Projeto de Vida pode contribuir para o desenvolvimento de práticas da educação empreendedora? Dessa forma buscou-se identificar e avaliar as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no componente curricular Projeto de Vida para práticas da educação empreendedora, a partir da aplicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O PV é um componente curricular que permite a construção do conhecimento dos estudantes, a partir de práticas que contemplam o desenvolvimento pessoal e profissional, reconhecendo a experiência do sujeito, além de valorizar a diversidade entre os estudantes (BUNDICK, 2009; MORAN et al., 2012; MORAN, 2018; BRASIL, 2018; MINAS GERAIS, 2020). O PV surgiu no contexto educacional dos Estados Unidos da América, com a finalidade de levar o estudante a planejar objetivos a serem conquistados por ele. Desse modo, o PV tornou-se um significativo para a construção da aprendizagem.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa que adotou técnicas da pesquisa documental, aplicação de questionário e da observação sistemática. A análise dos dados seguiu os critérios da análise de conteúdo, utilizando da análise temática, com a utilização do Microsoft Excel.
Como resultado, têm-se que as professoras utilizam estratégias tradicionais, como debate e aula dialogada. As estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas pelas professoras têm contribuído para promover a participação ativa dos estudantes, com destaque para as atividades do eixo temático “eu e o mundo”, que refletem as relações do estudante com a sociedade. Em relação à educação empreendedora, destaca-se que o PV apresenta as práticas empreendedoras como possibilidade de orientação profissional de modo que os estudantes possam desenvolver habilidades e experienciar práticas representativas.
Considerando que essas práticas são resultado da experiência e/ou compreensão das (os) docentes sobre o empreendedorismo, pode-se observar a fragilidade e a desconsideração do profissional da educação durante o planejamento de normas e diretrizes para a educação básica. Então, ao destacar o empreendedorismo como oportuno para a formação de sujeitos empreendedores, para o estímulo de habilidades e para a promoção da cultura empreendedora, a BNCC exige de sua responsabilidade a construção de uma educação de qualidade, projetando essa responsabilidade para as (os) docentes.
ARAÚJO, Gracyanne Freire de; DAVEL, Eduardo. Educação empreendedora, experiência e John Dewey. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 12, n. 4, p. 1-16, 2018. BES, Pablo; et al. Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: SAGAH, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029330/. Acesso em: 20 jan. de 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. FAYOLLE, Alain. Personal views on the future of entrepreneurship education. Entrepreneurship and Regional Development, v. 25, n. 7–8, p. 692–701, 2013.