Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS HABILIDADES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MEMBROS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL DAS UNIVERSIDADES DO CEARÁ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Extensão universitária
Habilidades da formação profissional
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - HYANE CORREIA FORTE
Universidad de Valladolid - Escuela de Doctorado
2 - Joelma Leite Castelo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA
3 - Ana Lívia de Menezes Albuquerque
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
4 - Carlos Davi Rios de Araújo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
5 - Natália Martins Limaverde
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Campus Itaperi - CESA

Reumo

A extensão universitária proporciona aos estudantes vivências e experiências práticas que estão diretamente relacionadas ao conhecimento teórico adquirido em sala de aula (Martins et al., 2017; Santos et al., 2016; Silva, 2020). As atividades extensionistas têm o potencial de promover o amadurecimento profissional dos indivíduos por meio da responsabilidade que esses assumem em relação à sociedade (Castelló et al., 2023). Assim, percebe-se que elas, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, podem promover o progresso da formação profissional dos discentes do curso de Ciências Contábeis.
Argumenta-se que a extensão universitária pode desenvolver interesses profissionais e habilidades que surgem por meio das vivências em atividades que reforçam os gostos dos indivíduos (Martins & Noronha, 2010). Diante disso, surge o seguinte questionamento de pesquisa: Qual a percepção dos membros do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal sobre as habilidades da formação profissional? O estudo tem como objetivo analisar as habilidades da formação profissional sob a perspectiva dos membros do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal das Universidades do Ceará.
A extensão universitária é uma estratégia de ensino que promove a interação entre a universidade e a sociedade, levando o conhecimento acadêmico para além dos muros da instituição. Assim, em 2011, a Receita Federal do Brasil criou o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, com o objetivo de auxiliar a população de baixa renda que deseja ser orientada sobre assuntos fiscais e contábeis de forma gratuita. Através do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é possível que os alunos desenvolvam habilidades e interesses que poderão afetar no seu ingresso no mercado de trabalho da área contábil.
Foram aplicados questionários com os membros e ex-membros dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal das Universidades do Ceará. Dos questionários enviados, 96 foram respondidos de forma completa, sendo contabilizados como a amostra do estudo. Destaca-se que a amostra da pesquisa contemplou membros e ex-membros dos NAFs que participaram da extensão universitário nos anos de 2017 a 2023. Posteriormente, os questionários foram sujeitos a análise fatorial, análise de clusters, teste de Kruskal-Wallis e teste de diferença de médias de Wilcoxon-Mann-Whitney.
Pode-se observar, que por meio da análise fatorial foram gerados três fatores, que foram identificados respectivamente como: Habilidade Técnicas, Habilidades Interpessoais e Interesses Profissionais. Considerando ainda os resultados obtidos por meio da análise de clusters, pode-se discutir que mediante as diferentes personalidades, conhecimentos e desejos profissionais dos membros que compõem o NAF, sugere-se que diferentes grupos de estudantes podem ter desejos de desenvolvimento mais direcionados para uma determinada habilidade do que para outra.
A pesquisa permite ampliar o conhecimento sobre as habilidades da formação profissional, desenvolvidas na extensão universitária, sob a perspectiva dos membros do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal das Universidades do Ceará. Nesse sentido, conclui-se que a extensão universitária pode desenvolver habilidades em estudantes do curso de Ciências Contábeis, que apresenta estrutura curricular primordialmente técnica. As habilidades estão diretamente ligadas ao conhecimento, ao comportamento e ao interesse pessoal.
Achig, M. del R. H., Achig, M. P. V., Herrera, M. A. C., & Balseca, L. del R. E. (2023). Núcleos de apoyo contable y fiscal como eje fortalecedor de la figura profesional. Revista Venezolana de Gerencia, 28(103), 933–947. https://doi.org/10.52080/rvgluz.28.103.2 Chell, E., & Athayde, R. (2011). Planning for uncertainty: soft skills, hard skills and innovation. Reflective Practice, 12(5), 615–628. https://doi.org/10.1080/14623943.2011.601561 Martins, D. da F., & Noronha, A. P. P. (2010). Interesse profissional e características socioeconômicas de estudantes do Ensino Médio. Psico, 41(1), 76–84.