Resumo

Título do Artigo

VAMOS PEDIR DELIVERY? A INFLUÊNCIA DO ESTADO CIVIL NOS ATRIBUTOS DA PERCEPÇÃO DE USO DE APLICATIVOS DE ENTREGA DE COMIDA
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Palavras Chave

percepção de uso
estado civil
aplicativos de entrega de comida

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Monique Aparecida Zanquet
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Rafael Tezza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
3 - Ana Paula Kieling
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Florianópolis

Reumo

Com o uso da tecnologia, o mercado mudou radicalmente. Nesse cenário, os aplicativos revolucionaram a forma como as pessoas consomem, gerando um aumento nas pesquisas sobre m-commerce e no uso de apps (Cho et al., 2019). Fatores como conveniência, usabilidade e praticidade tornaram o m-commerce uma opção de consumo (Schneider & Tezza, 2021). Conforme Tandon et al. (2021), o êxito dos aplicativos de entrega de comida é devido a sua conveniência, praticidade e economia. O Brasil movimenta a indústria de com mais de 63 milhões de usuários de AECs (Statista, 2022).
A pergunta de pesquisa deste estudo é: qual a influência do estado civil (considerando grupos de indivíduos casados e com união estável vs. indivíduos solteiros, divorciados e separados) nos atributos da percepção de uso de aplicativos de entrega de comida (AECs)? Portanto, o objetivo desta pesquisa é verificar qual o impacto do estado civil nos atributos da percepção de uso de aplicativos de entrega de comida, a saber: conveniência, preço, variedade, usabilidade e confiabilidade, do ponto de vista do consumidor.
O m-commerce cresce exponencialmente, assim como os AECs, uma categoria de apps para compra de comida on-line (Chakraborty et al., 2022). Cho et al. (2019) exploraram atributos dos AECs e seus impactos em continuidade de uso, valor percebido e atitudes, descobrindo que pessoas que moram sozinhas atribuem mais valor para preço, variedade e confiabilidade. É esperado que fatores pessoais, como o estado civil, influenciem o comportamento de compra (Rybaczewska & Sparks, 2022). Por isso, é importante entender como ocorre o consumo de grupos específicos no m-commerce (Kieling et al., 2022).
A pesquisa é quantitativa, com coleta via survey e uma amostra de 348 usuários de AECs, dividida em dois grupos, um de 215 respondentes (solteiros, divorciados e separados) e outro de 133 respondentes (casados e união estável). A seleção das variáveis dos testes de hipótese (estado civil, conveniência, usabilidade, confiabilidade, preço e variedade) foi feita com base em literatura prévia. O instrumento foi adaptado para investigar o consumo dos brasileiros, envolvendo percepções de uso de AECs. As variáveis foram testadas por Análise Fatorial Exploratória e com o teste U de Mann-Whitney.
Os resultados dos testes das amostras desta pesquisa mostram que pessoas de estado civil solteiro, divorciado ou separado têm uma percepção mais alta de usabilidade (U=12422,000, p<0,05) e preço (U=11099,000, p<0,001), do que o grupo de pessoas casadas ou em união estável quando utilizam o aplicativo de entrega de comida. Os resultados apresentam pontos contraintuitivos que colaboram com estudos teóricos de temas de comportamento de grupos de usuários m-commerce, aplicações mobile de entrega de comida, e hábitos de consumo no contexto digital.
As pesquisas sobre m-commerce têm crescido, assim como o interesse pelas percepções do consumidor e os atributos envolvidos. Características como o estado civil se consolidaram por sua importância para a segmentação do mercado, trazendo novas perspectivas. Este artigo buscou responder qual a influência do estado civil nos atributos da percepção de uso de aplicativos de entrega de comida. Os resultados demonstraram que existem diferenças entre os grupos e que os indivíduos solteiros, separados e divorciados que consomem via AECs percebem mais os atributos de usabilidade e preço.
Chakraborty, D., Kayal, G., Mehta, P., Nunkoo, R., & Rana, N. (2022). Consumers’ usage of food delivery app: a theory of consumption values. JHM&M. 31, 1-19. Cho, M., Bonn, M. A., & Li, J. J. (2019). Differences in perceptions about food delivery apps between single-person and multi-person households. IJHM, 77,108-116. Pookulangara, S., Wen, H., & Bharath, J. (2023). Consumer attitudes toward ordering from cloud kitchens: a gender and marital status perspective. IJCHM, 35(5), 1859-1879. Rybaczewska, M., & Sparks, L. (2022). Ageing consumers and e-commerce activities. A&S, 42(8), 1879-1898.