Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS DOCENTES SOB A ÓTICA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Competências Docentes
Discentes
Ciências Contábeis

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Kelvia Santiago Lopes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA) - Betânia
2 - Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA) - Campus Betânia
3 - Joelma Leite Castelo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA
4 - Clayton Robson Moreira da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Pedro II

Reumo

A docência como profissão fundamenta-se no pensamento de que o ensino necessita de saberes essenciais (SLOMSKI, 2007). O papel do professor não se concentra em apenas ensinar, envolve competências pessoais e afetivas que podem proporcionar aos discentes uma experiência mais favorável e positiva em sua trajetória acadêmica (VASCONCELOS et al., 2021). Dessa forma, cabe aos docentes refletirem sobre o modo como ensinam suas práticas, posturas e o seu papel enquanto educadores (SOUZA-SILVA et al., 2018), em todos os níveis educacionais, incluindo o ensino superior.
Considerando que a ciência contábil se transforma a cada dia, havendo uma necessidade de manter-se sempre atualizado e entendendo a importância de um ensino em contabilidade com qualidade (VASCONCELOS et al., 2021), a pergunta que norteia este estudo é: Quais as competências de um bom professor sob a ótica dos discentes de ciências contábeis? Para tanto o objetivo dessa pesquisa é analisar as competências docentes sob a ótica dos discentes de ciências contábeis.
Nogueira, Nova e Carvalho (2012) classificam as competências docentes consideradas mais importantes pelos estudantes da geração y em quatro: planejamento, conhecimento e didática; relacionamento; tecnologia; e atributos pessoais. Kühl et al. (2013), por sua vez, categorizam as competências docentes mais importantes em cinco: didática; conhecimento; experiência; relacionamento; e postura. Com base em Nogueira, Nova e Carvalho (2012) e Kühl et al. (2013), este estudo explora seis competências: conhecimento; didática; experiência; postura; relacionamento; e tecnologia.
Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, descritiva e conduzida por meio de um levantamento (survey). Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado um questionário com base no estudo de Kühl et al. (2013). A pesquisa foi realizada com os discentes matriculados no curso de ciências contábeis das universidades estaduais do Ceará. Foram aplicados questionários presencialmente, no mês de maio de 2023. Ao todo, foram aplicados 343 questionários, dos quais 318 foram validados por estarem completamente respondidos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.
Em relação aos resultados obtidos, observou-se que as competências docentes mais importantes foram, respectivamente: postura; relacionamento; didática; conhecimento; experiência; e tecnologia. Especificamente, com base na média das respostas, destaca-se que os estudantes consideram como principais atributos para um bom professor: possuir ética (postura); apresentar conteúdos de forma clara e objetiva (didática); ter comprometimento com a atividade docente (postura); aproximar a teoria com a prática (experiência); e ser organizado nas atividades docentes (postura).
Considera-se que este estudo contribui para uma reflexão sobre as competências docentes, uma vez que estudar formas que permitam e favoreçam o processo de ensino é indispensável. Além disso, a pesquisa fornece informações aos professores sobre os atributos que são mais valorizados pelos alunos, sendo possível o aperfeiçoamento da prática docente. Alinhado a isso, a gestão pública pode elaborar políticas públicas educacionais de formação continuada de professores, priorizando as competências mais valorizadas pelos discentes e, consequentemente, otimizando o processo de ensino-aprendizagem.
KÜHL, M. R.; MAÇANEIRO, M. B.; CUNHA, J. C.; CUNHA, S. K. O valor das competências docentes no ensino da Administração. RAUSP Management Journal, v. 48, n. 4, p. 783-799, 2013. NOGUEIRA, D. R.; NOVA, S. P. C. C.; CARVALHO, R. C. O. O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque Reflexão Contábil, v. 31, n. 3, p. 37-52, 2012.