Resumo

Título do Artigo

Práticas de Controladoria em empresas de capital aberto no Ceará
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Controladoria
Estrutura conceitual básica de controladoria
Funções e atividades de controladoria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Cinara kely aragao araujo
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Fortaleza
2 - Paulo Roberto de Carvalho Nunes
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Mestrado Profissional em Administração (MPA)
3 - Rubens Carlos Rodrigues
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Administração de empresas

Reumo

A Controladoria é uma área do conhecimento crescente no dinâmico mundo dos negócios e que possui um conjunto extenso de possíveis atribuições, variando de organização para organização, ajustando-se aos novos modelos de gestão e buscando atender às necessidades dos usuários das informações, com a preocupação de subsidiar a evolução e a condução da empresa na maneira mais adequada no processo de tomada de decisão (TAMBOSI et al, 2021). Compreende-se que as questões contemporâneas podem desencadear transformações no papel da controladoria nas empresas, à medida que estas se adaptam ao contexto.
Com referência ao arcabouço teórico sistematizada por Borinelli (2006), este trabalho visa responder a seguinte questão: Quais as características operacionais adotadas pela controladoria no processo de gestão das empresas de capital aberto sediadas no Ceará, à luz de uma Estrutura Conceitual Básica de Controladoria (ECBC)? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de Controladoria exercidas no processo de gestão das empresas de capital aberto sediadas no Ceará, à luz de uma ECBC.
Borinelli (2006), por meio de extenso estudo de várias obras sobre a Controladoria, buscou sistematizar o conhecimento sobre o tema, especificando as principais atividades e funções e desenvolvendo um arcabouço teórico denominado Estrutura Conceitual Básica de Controladoria (ECBC). E assim verifica-se que no decorrer dos anos vêm se materializando pesquisas que buscam o melhor entendimento do papel da Controladoria, como também a aderência ou não da ECBC nas organizações, como os trabalhos de Cavalli e Bianchi (2015), Cazon (2016), Cruz (2009), Lay, Santos e Silva (2017) .
Foi desenvolvida uma pesquisa empírica, qualitativa e descritiva a qual se utilizou de entrevistas com aplicação de um roteiro adaptado por Borinelli (2006). Os dados coletados foram analisados por meio da estatística descritiva, que permitiu verificar e identificar como as perspectiva da ECBC são aplicadas pelas empresas pertencentes à amostra, a qual foi selecionada dentro da população de oito empresas de capital aberto no estado do CE, considerando a disponibilidade dos gestores em conceder a entrevista, assim como o tempo e os recursos disponíveis pelos autores.
As funções consideradas da Controladoria foram: Contabilidade Fiscal e Gerencial, Contabilidade Societária e Atendimento aos Usuários Externos. Também foram elencadas doze outras práticas de Controladoria exercidas por essas empresas com destaque para elaboração das análises e relatórios para Relação com Investidores e Acompanhamento de Resultado Forecast. Foram citadas e elencadas dez aspectos que compõem as posturas das empresas pesquisadas e nove dificuldades apresentadas.utilizados e necessários para a área de Controladoria e outras dificuldades.
Os resultados evidenciaram que as práticas de Controladoria utilizadas pelas empresas participantes da pesquisa, sediadas no Ceará, aplicam parcialmente as perspectivas que integram a ECBC, como também apresentaram como complemento e contribuições as experiências realizadas pelos entrevistados em elencar as práticas de Controladoria que não fazem parte da ECBC, no mesmo sentido foram listados aspectos facilitadores e dificuldades das práticas de Controladoria no processo de gestão das empresas pesquisadas.
BATISTELLA, A. J.; ZANIN, A.; DAL MAGRO, C. B.; PINHEIRO, A. B. Influência de características organizacionais na aplicabilidade de práticas de controladoria. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, 2020. BORINELLI, M. L. Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. SANTOS, T.; KLEBER, A. Características operacionais da controladoria: estudo de caso em uma empresa familiar e não familiar. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI,7,1, 135-14, 2020.