Resumo

Título do Artigo

A ARMAZENAGEM E O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NA COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Serviço Público
Manutenção do Conhecimento

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Alisson Eduardo Maehler
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Centro de Ciências Sócio-Organizacionais
2 - Anderson Simões Uria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)
3 - Daiane Rossckopf Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - CCSO
4 - Eliane Storch Power
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PROGEP

Reumo

Este estudo aborda a importância da Gestão do Conhecimento (GC) para as organizações e apresenta um estudo de caso realizado em uma Universidade Pública sobre a manutenção da GC nos núcleos da Coordenação de Administração de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O presente estudo de caso foi aplicado nos Núcleos que compõem a Coordenação de Administração de Pessoal (CAP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
As instituições públicas apresentam desafios significativos no que tange à manutenção do conhecimento. A rotatividade de servidores aliada a métodos precários de armazenagem e compartilhamento do conhecimento podem resultar na perda de informações valiosas. Esse problema compromete a eficácia organizacional, gerando riscos associados, levando a erros recorrentes, mora operacional e diminuição da capacidade produtiva. Diante disso, pretende-se responder a seguinte questão: Como se dá a armazenagem e o compartilhamento do conhecimento na Coordenação de Administração de Pessoal da UFPel?
O presente estudo de caso visa a analisar as práticas utilizadas para a manutenção do conhecimento na Coordenação de Administração de Pessoal da Universidade Federal de Pelotas, com foco na armazenagem e no compartilhamento do conhecimento.
Verifica-se, por meio dos relatos das entrevistas aplicadas às chefias dos Núcleos que os setores têm se preocupado em utilizar diferentes formas de armazenagem e compartilhamento de conhecimento, procurando garantir a manutenção do conhecimento. Documentos incluídos em “nuvens”, com acesso compartilhado, e transferência de informações de forma tácita destacam-se como práticas utilizadas.
A pesquisa realizada contribui para a compreensão da importância da Gestão do Conhecimento no serviço público, auxiliando para que as organizações públicas maximizem o valor de seu conhecimento, impulsionem práticas inovadoras e tomem decisões mais coerentes