Resumo

Título do Artigo

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL POR MEIO DE METASSÍNTESE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Desenvolvimento Rural Sustentável
Atores locais
Apoio externo

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Cinara Kottwitz Manzano Brenzan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Marechal Cândido Rondon
2 - Aldi Feiden
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Toledo
3 - Silvana Anita Walter
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Marechal Cândido Rondon
4 - Jaqueline de Paula Siqueira da Costa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campos Cascavel

Reumo

Este estudo utiliza como abordagem a metassíntese a qual se baseia em dados qualitativos advindos de estudos de casos realizados anteriormente, ou seja, os resultados alcançados em cada um dos casos passam a compor os dados primários da pesquisa de metassíntese, os quais serão interpretados conjuntamente em busca de avanço teórico. Há uma lacuna dentro do tema Desenvolvimento Rural Sustentável - que em sua concepção de origem, o desenvolvimento, sofreu diversas interpretações e conceituações ao longo dos anos -, e suas relações necessitam de teorização.
Este estudo tem como objetivo compreender os elementos constituintes do Desenvolvimento Rural Sustentável por meio de uma metassíntese. Ao contrário de outras abordagens que visam sintetizar teorias como por exemplo a meta-análise, a qual tem uma preocupação de aumentar a validade e confiabilidade dos resultados por meio da análise conjunta de dados quantitativos, visando aumentar o poder de explicação de uma determinada teoria, esta abordagem não promove a construção ou desdobramento de teorias.
Há diferentes autores que buscam conceituar o desenvolvimento rural sustentável (DRS). Neste estudo, foi elencado o desenvolvimento endógeno e o neoendógeno. O desenvolvimento endógeno valoriza recursos locais, gera rendimentos e melhora o bem-estar por meio da inovação e recursos disponíveis (ARAÚJO, 2014). O desenvolvimento neoendógeno maximiza benefícios locais, envolve a comunidade ativamente e adota valores culturais, ambientais e comunitários, reconhecendo também o papel de atores externos (RAY, 2006).
A presente metassíntese foi realizada em oito passos, de acordo com Hoon (2013). Foram empreendidas as buscas na base de dados da Scopus, através das quais foram selecionados inicialmente cento e oitenta e um estudos contendo as palavras-chave pesquisadas. Posteriormente, foi realizada uma leitura envolvendo o título e resumo dos artigos, e selecionadas cinquenta e nove pesquisas identificadas como estudo de caso, dentre as quais treze resultaram como duplicadas restando quarenta e seis estudos. Após a utilização de critérios de inclusão, restaram nove estudos que compõem esta metassíntese.
Os principais elementos que emergiram por meio da metassíntese dos artigos são: no desenvolvimento endógeno seis elementos: valorização da prática, aprendizagem, estrutura organizacional, cooperação, liderança e redes, os quais, desempenham um papel no fortalecimento das comunidades rurais a partir do local. No desenvolvimento neoendógeno, quatro elementos: apoio de atores externos, políticas públicas, adequação da legislação e mudança social, ao quais, abordam o envolvimento e a interação entre as comunidades rurais e o contexto mais amplo.
O Desenvolvimento Rural Sustentável é um modelo para o futuro das comunidades rurais, sendo um mecanismo capaz de gerar prosperidade no campo de maneira equilibrada, inclusiva e respeitando os recursos naturais. O estudo permitiu compreender o desdobramento do processo de desenvolvimento rural sustentável por meio de duas direções, uma endógena e outra neoendógena. A endógena, a partir do contexto local, muitas vezes, marcado por problemas e dificuldades sociais ou potencialidades inexploradas; e a neoendógena que evidencia o papel dos atores externos no DRS, auxiliando nas demandas locais.
ARAÚJO, R. C. Análise sobre a monocultura de soja e o desenvolvimento sustentável na Amazônia com base na teoria do desenvolvimento endógeno. Revista Economia e Desenvolvimento, v. 26, n. 1, p. 105-118, 2014. HOON, C. Meta-synthesis of qualitative case studies: an approach to theory building. Organizational Research Methods, v. 16, n. 4, p. 522-556, 2013. RAY, C. Neo-endogenous rural development in the EU. In: CLOKE, P.; MARSDEN, P.; MOONEY, P. (Eds.). Handbook of rural studies. Thousand Oaks: Sage, 2006. p. 278-291.