Resumo

Título do Artigo

VALORES GERENCIAIS: operacionalização do conceito a partir das expectativas de papel
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Valores Gerenciais
Expectativas de papel
Teoria das Facetas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Valores, Sentidos e Vínculos no/do trabalho

Autores

Nome
1 - Sarah Santos Alves
SAR Research - São Paulo
2 - Maria Luisa Mendes Teixeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

Reumo

O gestor responde a exigências organizacionais que envolvem sua função e, ao mesmo tempo, trata-se de um profissional que exerce influência no comportamento dos demais trabalhadores que estejam em sua equipe. A dinâmica das expectativas do papel permite compreender a influência que os atores dos diferentes níveis hierárquicos – superiores, pares e subordinados – exercem sobre o comportamento dos gestores. No contexto organizacional, os valores gerenciais auxiliam na compreensão das expectativas sobre o papel do gestor no desempenho de suas funções.
Os valores gerenciais têm sido estudados a partir de teorias de valores culturais e valores pessoais, ou básicos, carecendo de conceito, estrutura e teoria própria. Este artigo teve como objetivo propor e operacionalizar o conceito de valores gerenciais, utilizando como base teórica a Teoria da Ação proposta por Parsons que entende os valores como uma resposta cognitiva às expectativas de papel dos atores.
Nesta pesquisa, o conceito de valores gerenciais foi desenvolvido a partir de elementos organizacionais essenciais, utilizando-se a teoria das facetas para estruturar a definição e a teoria da ação de Talcott Parsons, que considera o comportamento como uma resposta às expectativas de papel aprendidas pelo ator da ação.
Como base metodológica, foi utilizada a Teoria das Facetas por esta permitir o desenvolvimento de estruturas conceituais e empíricas para categorizar determinados temas. Como instrumento estatístico, foi utilizado o Escalonamento Muldimensional.
Os gestores percebem que as expectativas de papel sobre a sua função está associada a capacidade do gestor manter a ordem na organização, sendo o responsável por propiciar um cuidado com a manutenção dos padrões estabelecidos e o incentivo à integração dos membros de sua equipe.
Os valores gerenciais foram conceituados como crenças que orientam os gestores a respeito de comportamentos desejáveis no que se refere às expectativas de papel do gestor no âmbito organizacional.
PARSONS, T. An outline of the social system. In: Theories of Society. Nova York: The free press of Glencoe, 1961. PARSONS, T. et al. Algunas categorias fundamentales de la teoría de la acción: exposición general. In: PARSONS, T.; SHILS, E. A. (Ed.). Hacia uma teoría general de la acción. Buenos Aires: Kapelusz, 1968. PARSONS, T. The Social System. Free Press, New York. 1951. SCHWARTZ, S. H.; BILSKY, W. Toward a theory of the universal content and structure of values: Extensions and cross-cultural replications. Journal of Personality and Social Psychology, v. 58, p. 878- 891, 1990.