Resumo

Título do Artigo

ASSISTINDO A QUEDA DA NETFLIX
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Palavras Chave

Informação
Mercado Financeiro
Tomada de decisão

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Juh Círico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Santa Mônica
2 - Janaina da Silva Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
3 - Lais Barbosa Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
4 - Marli Auxiliadora da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social

Reumo

Em abril de 2022 a Netflix divulgou seu relatório financeiro do primeiro trimestre sob uma expectativa de que a plataforma adicionasse 2,5 milhões de novas assinaturas. No entanto, a empresa teve uma perda de 200 mil assinantes nos três primeiros meses do ano de 2022 e uma consequente desaceleração no crescimento das receitas que assustou os investidores. Fato este que o megainvestidor veio a público relatar que tomou a decisão de vender todas suas ações da Netflix (NFLX34), apenas três meses depois de ter anunciado a compra.
O objetivo deste caso de ensino é proporcionar um debate sobre a divulgação de informações financeiras e não financeiras e os possíveis reflexos na tomada de decisão de investidores. Dessa forma, o caso destina-se aos cursos de graduação e aos cursos de pós-graduação na área de Administração e Ciências Contábeis, contribuindo para que o estudante aplique seus conhecimentos para embasar as discussões sobre as situações práticas envolvendo estratégias comerciais e escolhas de investimentos, dada a leitura prévia das referências sugerida na nota de ensino.
Os dados foram coletados em relatórios financeiros e não financeiros da Netflix, dados públicos da Nasdaq e em diversas matérias publicadas sobre o contexto vivido pela empresa.
O caso pode ser aplicado nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis, em disciplinas relacionadas à Administração Estratégica, Teoria da Contabilidade, e Análise das Demonstrações Contábeis. Para a aplicação do caso de ensino os professores precisam certificar que os estudantes possuem conhecimentos prévios bem como a leitura do material sugerido, pois são requisitos necessários para propor alternativas e encaminhamentos mais adequados para o caso.
DOBBINS, Richard; WITT, Stephen F. Some implications of the efficient market hypothesis. Managerial Finance, 1979. HOGARTH, Robin M. Accounting for decisions and decisions for accounting. Accounting, Organizations and Society, v. 18, n. 5, p. 407-424, 1993. FAMA, Eugene F. Efficient capital markets: A review of theory and empirical work. The Journal of Finance, v. 25, n. 2, p. 383-417, 1970. KIMURA, Herbert. Aspectos comportamentais associados às reações do mercado de capitais. RAE eletrônica, v. 2, n. 1, p. 0-0, 2003.