Resumo

Título do Artigo

TELETRABALHO E CLIMA ORGANIZACIONAL NO BRASIL: tendências e reflexões
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Palavras Chave

home office
teletrabalho
clima organizacional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - gustavo franco xavier
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - campus conceição
2 - Edson Keyso de Miranda Kubo
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Mestrado e Doutorado
3 - Aline Bento Ambrósio Avelar
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - PPGA - Campus Conceição

Reumo

O teletrabalho é uma modalidade em que o trabalhador executa suas tarefas fora do ambiente físico da empresa, utilizando Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs). Essa forma de trabalho permite que as atividades sejam realizadas parcial ou totalmente à distância, utilizando recursos de telecomunicação. A pandemia da COVID-19 trouxe um novo contexto na esfera das relações sociais e trabalhistas, no qual o uso intensivo das TICs, especialmente, a partir de 2020, transformou diversos ambientes laborais e gerou um forte impulso à prática do trabalho remoto nas organizações.
Uma análise da literatura recente tem mostrado o aumento do número de publicações científicas acerca da influência da COVID-19 nas organizações em geral (Almada & Chweih, 2021; Consuelo, Kjerfve, Kite, & Smith, 2022). Pode-se verificar, até a presente data, que ainda há escassez de publicações acerca da influência da COVID-19 e o advento do teletrabalho sobre o clima organizacional. Assim, este ensaio teve por objetivo responder à seguinte pergunta: De que clima organizacional vem sendo modificado em função da implementação do teletrabalho (home office) nas organizações brasileiras?
Embora sejam vastas as pesquisas que combinam o efeito do teletrabalho sobre os elementos do clima organizacional, são poucos os que se referem às mudanças no ambiente de trabalho brasileiro (Consuelo, Kjerfve, Kite, & Smith, 2022). As pesquisas apresentadas nas seções anteriores tendem a generalizar os elementos vantajosos e desvantajosos do teletrabalho para o clima organizacional, sem considerar as especificidades do ambiente de trabalho brasileiro.
No contexto do ambiente de trabalho brasileiro, o teletrabalho (home office) ocasionou mudanças específicas. Os funcionários perderam informalidade em suas rotinas de trabalho, a comunicação tornou-se mais agendada e programada, a cultura brasileira de alto contexto foi enfraquecida devido à diminuição da comunicação não verbal, houve uma redução no compartilhamento de conhecimento tácito, as desigualdades de espaço de trabalho foram evidenciadas e houve um ganho de disponibilidade de tempo junto à família.
Observou-se que apesar das vantagens em termos de economia de custos, ganho colateral de tempo com a família e flexibilidade, o home office também tem alterado o ambiente de trabalho de modo a reduzir a conexão e o nível de relacionamento social entre os membros organizacionais, além de reduzir a informalidade, a comunicação não verbal e o tempo de compartilhamento de conhecimento tácito no ambiente de trabalho brasileiro. c) A cultura brasileira, considerada de alto contexto (high context culture), com linguagem indireta e sinais visuais e faciais em função de contexto ficou enfraquecida.
Alves, T. L. de L., Amorim, A. F. A., & Bezerra, M. C. C. “Nenhum a Menos”! A Adaptação ao Home Office em Tempos de COVID-19. Revista de Administração Contemporânea, 25, n. Spe, p. e200234, 2021. Consuelo L.W., Kjerfve, T.N., Kite, A. & Smith, B. (2022). Connecting and relating in Brazil: implications of remote work. Human Resource Development International, 25(2), 231-253. De Vries, H., Tummers, L., & Bekkers, V. (2019). The Benefits of Teleworking in the Public Sector: Reality or Rhetoric? Review of Public Personnel Administration, 39(4), 570–593.