Resumo

Título do Artigo

IRRESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
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Palavras Chave

Irresponsabilidade Social Corporativa
Responsabilidade Social Corporativa
Análise Bibliométrica

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Gabriele Abondancia Bertini
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - fortaleza
2 - Sarah Costa Ribeiro
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Fortaleza
3 - Ana Beatriz Nogueira Peixe Sales
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - UNIFOR
4 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
5 - Lana Rodrigues da Costa Farias
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - FORTALEZA

Reumo

Enquanto a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) se refere ao impacto positivo das empresas no bem-estar social, a Irresponsabilidade Social Corporativa (ISC) envolve ações corporativas que causam impactos negativos. Essas ações irresponsáveis além de causarem problemas socioambientais, podem prejudicar a imagem da empresa, impactando mais significativamente do que ações responsáveis das corporações na percepção dos consumidores. Assim, há um número significativo de estudos sobre RSC, mas ainda escasso sobre ISC, dado isto este estudo visa colaborar com uma análise bibliométrica no tema.
Frente a relevância do comportamento das corporações, a literatura acadêmica concentra-se principalmente nos benefícios e impactos positivos das ações responsáveis das organizações, isto é, sobre a RSC, enquanto negligencia os estudos dos aspectos negativos e dos efeitos prejudiciais das ações irresponsáveis. Assim, o tema sobre ISC foi escolhido dada a compreensão da relevância teórica e prática. O objetivo do estudo é a realização da pesquisa bibliométrica para mapear e analisar a produção acadêmica sobre ISC.
Armstrong (1977) iniciou estudos sobre o comportamento irresponsável corporativo, definindo como a decisão imoral que visa criar valor para o acionista em detrimento de outros envolvidos. Sabe-se que esse a ISC é compreendido de modo subjetivo, baseado na percepção do observador (Lange & Washburn, 2012), mas os consumidores reagem mais negativamente quando uma empresa é socialmente irresponsável do que positivamente quando esta é reconhecida (Aldás-Manzano et al., 2013).
A produção científica sobre o tema começou em 2006 e teve um aumento na produção em 2022. Os periódicos mais relevantes nessa área incluem o Journal of Business Research, o Journal of Business Ethics e o Corporate Social Responsibility and Environmental. O autor mais relevante é 'Antonetti P', com 10 documentos relacionados ao tema. As palavras-chave mais frequentes nos artigos são Responsibility, Corporate Social Responsibility. Países que obtiveram destaque por produção foram os Estados Unidos, a China, o Reino Unido, a Alemanha e a Itália.
A análise revelou uma relação direta entre Irresponsabilidade Social Corporativa (ISC) e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). As pesquisas sobre ISC apresentaram "Corporate Social Responsibility" como palavra-chave mais relevante desde 2006. O Journal of Business Research lidera com 21 artigos, abrangendo Administração, Finanças e Marketing. O autor mais proeminente foi Paolo Antonetti, com 10 artigos sobre ISC. Embora a área tenha tido notável crescimento, a maioria dos estudos ainda foca na RSC, ressaltando a importância de compreender e identificar a ISC nas organizações.
Aldás-Manzano, J., Andreu, L., & Currás, R. (2013), “La responsabilidad social como creadora de valor de marca: el efecto moderador de la atribución de objetivos”, Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, Vol. 22 No. 1, pp. 21-28. Armstrong, J.S. (1977), “Social irresponsibility in management”, Journal of Business Research, Vol. 5 No. 3, pp. 185-213. Lange, D., & Washburn, N.T. (2012), “Understanding attributions of corporate social irresponsibility”, Academy of Management Review, Vol. 37 No. 2, pp. 300-326.