Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO NO TRABALHO E IDENTIFICAÇÃO COM O PROPÓSITO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NO SENADO FEDERAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Engajamento no trabalho
Missão organizacional
Serviço público

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Flavia Fernanda Ribeiro e Silva
Senado Federal - Sede
2 - TATIANE PASCHOAL
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração
3 - Francisco Antonio Coelho Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração / Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A qualidade do serviço público depende da capacidade de os governantes manterem profissionais competentes e motivados com suas atividades, o que tem sido retratado como um desafio em muitos países, inclusive no Brasil. É nesse contexto que o engajamento no trabalho se consolida como um fenômeno central para compreender comportamentos e resultados dos servidores e os mecanismos para melhor prestação de serviços aos cidadãos.
O presente estudo buscou testar empiricamente a relação entre engajamento no trabalho e a identificação com o propósito organizacional. Mais especificamente, o estudo buscou: a) descrever os níveis de engajamento no trabalho de servidores efetivos do Senado Federal; b) verificar o ajuste do modelo de mensuração do engajamento no trabalho no Senado Federal; c) testar um modelo estrutural da relação entre a identificação com o propósito organizacional e o engajamento no trabalho.
O modelo teórico de recursos e demandas de Trabalho (Scahufeli et al., 2002) fundamentou a pesquisa. O engajamento no trabalho foi entendido como um estado mental positivo e gratificante, caracterizado por vigor, dedicação e concentração, relacionado à atividade laboral, de caráter motivacional, que se reflete no desejo de realmente contribuir para o sucesso organizacional (Schaufeli et al., 2002). A identificação com o propósito organizacional foi entendida como da identificação do servidor com a missão e a visão da organização (van Tuin et al., 2020).
Foi conduzida uma pesquisa de campo, tipo survey, de natureza explicativa, recorte transversal e abordagem quantitativa. Participaram 282 servidores efetivos do Senado Federal. O engajamento no trabalho foi avaliado por meio do Utrecht Work Engagement Scale-17, validado no Brasil por Vazquez et al. (2015). Quanto à identificação com o propósito organizacional, foram elaborados sete itens baseados no instrumento desenvolvido por van Tuin et al. (2020). Foram conduzidas análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais.
Em termos descritivos, a pontuação média de engajamento dos participantes foi de 4,2 (DP = 1,2), muito próxima da pontuação média brasileira encontrada por Vazquez et al. (2015) e acima do ponto médio da escala de resposta. A identificação com o propósito organizacional se apresentou como um antecedente do engajamento no trabalho, explicando mais de 50% da variância do construto. Em relação aos aspectos conceituais e operacionais do engajamento, verificou-se que a estrutura unifatorial da versão resumida do instrumento UWES-9 se adequava melhor à amostra.
Os achados dialogam com discussões e lacunas e acendem a importância do propósito organizacional como um recurso fundamental para se promover o engajamento no trabalho. No setor público, muitas boas práticas podem esbarrar nas peculiaridades legais e normativas inerentes ao trabalho do servidor, as quais não são facilmente gerenciáveis. Nesse sentido, os resultados embasam sugestões de caminhos que poderiam promover o engajamento no trabalho de servidores, especialmente aquelas ações que estimulem a vinculação do servidor com os resultados e metas associados à missão da organização.
Schaufeli, W. B. et al. (2002). The measurement of engagement and burnout: a two sample confirmatory factor analytic approach. Journal of Happiness Studies, 3, 71–92. van Tuin, L., Schaufeli, W. B., Van den Broeck, A., & van Rhenen, W. (2020). A Corporate Purpose as an Antecedent to Employee Motivation and Work Engagement. Frontiers in Psychology, 11(September). Vazquez, A. C. S., Magnan, E. dos S., Pacico, J. C., Hutz, C. S., & Schaufeli, W. B. (2015). Adaptation and Validation of the Brazilian Version of the Utrecht Work Engagement Scale. Psico-USF, 20(2), 207–217.