Resumo

Título do Artigo

SELEÇÃO DE PARCEIROS PARA INOVAÇÃO ABERTA PELA ADOÇÃO DO SISTEMA/PADRÃO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO ISO 56003:2019
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

padrão
inovação aberta
parceiros

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Silvio Bitencourt da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - UNITEC

Reumo

Sistemas/Padrões de Gestão da Inovação geram diversos desafios teóricos e empíricos para a pesquisa em administração que podem beneficiar o campo de maneira coerente e cumulativa ao se conduzir sua análise (Albors-Garrigos, Igartua, & Peiro, 2018; Tidd & Bessant, 2018; Hyland & Karlsson, 2021; Idris & Durmuşoğlu, 2021), dentre eles a sua relação com a capacidade de inovação da empresa que engloba tanto os recursos internos da organização quanto suas interações com o ambiente externo, incluindo colaborações no âmbito da IA para a criação e a captura de valor envolvendo parceiros.
Tais desafios, valorizam estudos que permitam responder à seguinte questão de pesquisa: de que forma a adoção da ISO 56003:2019 pode aprimorar a capacidade de inovação da empresa em colaborações no âmbito da Inovação Aberta para a criação e a captura de valor envolvendo parceiros? Conduz ao objetivo central deste trabalho que é o de analisar a seleção de parceiros para inovação aberta pela ISO 56003:2019 como um processo de inovação orientado para parcerias de inovação gerenciado, sistematizado e replicado para a melhoria da capacidade de inovação das empresas.
A criação e a captura de valor na IA envolvem parceiros com a combinação perfeita de características complementares e compatíveis (Manotungvorapun& Gerdsri, 2016). A seleção de parceiros desempenha um papel crucial na implementação da IA (Qi, Zhang, Hu, Xiang, Zhang & Fang, 2022), pois oportuniza insights valiosos sobre as necessidades dos clientes, tendências de mercado e oportunidades de negócios, além do acesso a recursos escassos como expertise especializada, tecnologias complementares e redes de colaboração.
A pesquisa documental qualitativa (de Oliveira Garcia et al., 2016) e a pesquisa bibliográfica (Soares, Picolli & Casagrande, 2018) foram adotadas como métodos de pesquisa neste trabalho de maneira que os resultados obtidos a partir do análise dos documentos, fossem comparados com fenômenos semelhantes já estudados por outros pesquisadores. Associada a pesquisa bibliográfica se conduziu a revisão da literatura que na pesquisa em administração é uma ferramenta-chave para tratar a diversidade de conhecimento em uma área acadêmica específica (Tranfield, Denyer, & Smart, 2003).
A análise da ISO 56003:2019 frente aos fatores determinantes da seleção de parceiros para inovação aberta como um tipo de Sistema/Padrão de Gestão da Inovação, como indicado por Idris e Durmuşoğlu (2021), proporciona uma melhor compreensão dos rumos e dimensões da literatura e insights para rumos futuros sobre a seleção de parceiro para inovação aberta. Foram identificadas semelhanças, pois muitos dos fatores encontrram relação com uma ou mais destas cláusulas, sendo que alguns fatores são percebidos transversalmente nas Cláusulas 0 a 3 e nos Anexo A ao Anexo E da ISO 56003:2019.
Sugere-se que a adoção da ISO 56003:2019 funcione como um processo de inovação orientado para parcerias de inovação gerenciado, sistematizado e replicado para a melhoria da capacidade de inovação das empresas. Entretanto a revisão da literatura permitiu identificar divergências entre os artigos identificados, evidenciando que a seleção de parceiros para inovação aberta é um tema pervasivo em diferentes perspectivas teóricas, contextos e setores, metodologias de pesquisa variadas, e aspectos específicos sobre os quais é dada ênfase, em uma variedade de perspectivas e abordagens para pesquisa.
International Organization for Standardization - ISO (2019b). Innovation management — Tools and methods for innovation partnership — Guidance. Disponível em: https://www.iso.org/obp/ui/en/#iso:std:iso:56003:ed-1:v1:en. Acesso em: 13 de julho de 2023. Arsanti, T. A., Rupidara, N. S., & Bondarouk, T. (2022). How to Find the Right Partner? Open Innovation Partner Selection Process. Administrative Sciences, 12(4), 165. Qi, Y., Zhang, X., Hu, Z., Xiang, B., Zhang, R., & Fang, S. (2022). Choosing the right collaboration partner for innovation: a framework based on topic analysis and link prediction.