Resumo

Título do Artigo

FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS NO IFSULDEMINAS: PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO ESTRATÉGICA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL BASEADA EM PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Processo Organizacional
Fiscalização de Contratos

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Marlene Reis Silva
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
2 - Sandra Miranda Neves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG)
3 - Andréa Aparecida da Costa Mineiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
4 - Marcel Fernando da Costa Parentoni
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Sistemas Elétricos e Energia
5 - Isabel Cristina da Silva Arantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG

Reumo

A Gestão do Conhecimento (GC) vem apresentando várias abordagens para a sua implantação, considerando a área de aplicação às especificidades das organizações. Para Trevisan e Damian (2018), a aplicação da GC devem alinhar-se à estratégia de negócios, sendo necessária a elaboração de diretrizes para o conhecimento organizacional. Nesse sentido, considerando a realidade das Instituições Públicas, a GC possibilita “aumentar a capacidade de conhecimento dos servidores e de toda a organização pública de maneira coletiva e integrada, a fim de criar, compartilhar e aplicar o conhecimento” (TCU, 2022)
As práticas de GC necessitam compor parte dos planejamentos estratégicos e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, pergunta-se: Qual a estratégia mais adequada para as IES públicas realizarem o alinhamento da atividade meio de fiscalização de contratos terceirizados à utilização de práticas de GC, de forma a suprir as necessidades organizacionais? Objetiva-se, portanto, propor a sistematização estratégica do processo organizacional de fiscalização de contratos terceirizados baseada em práticas de gestão do conhecimento no IFSULDEMINAS.
A GC no contexto da administração pública se relaciona aos aspectos de eficiência, qualidade, efetividade social, assim como os princípios de legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Destaca-se a eficiência, que compreende fazer o que é necessário com qualidade e menor custo (TCU, 2022). A fundamentação divide-se em (i) Implantação da Gestão do Conhecimento nas organizações públicas; (ii) Processo de fiscalização de contratos terceirizados; e (iii) Planejamento estratégico em Instituições de Ensino Superior.
A pesquisa se classifica como qualitativa, descritiva, pesquisa aplicada, documental e bibliográfica. O universo de pesquisa são as Instituições Federais de Ensino Superior e o sujeito pesquisado (unidade de análise) é o IFSULDEMINAS, por meio do seu PDI e planos estratégicos. Para a construção de uma proposta de sistematização da utilização de práticas de GC no contexto estratégico organizacional do IFSULDEMINAS foram realizadas as análises documentais e construídas as interfaces teóricas entre as práticas organizacionais empreendidas pela instituição e a literatura específica sobre GC.
A fiscalização de contratos terceirizados é uma realidade e um dilema na gestão das organizações públicas. As importantes atribuições dos gestores e fiscais necessitam de ações de apoio das IFES, sendo o direcionador das práticas da organização o planejamento estratégico. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo propor a sistematização estratégica do processo organizacional de fiscalização de contratos terceirizados baseada em práticas de gestão do conhecimento no IFSULDEMINAS.
Considera-se que o objetivo estabelecido foi alcançado a partir da sugestão de diretrizes que consideram o contexto organizacional de uma IFES e a partir do direcionamento das ações no planejamento estratégico da instituição. Foi possível evidenciar que a atuação de forma estratégica e baseada no conhecimento pode contribuir para suprir as necessidades organizacionais.
TREVISAN, L. C.; DAMIAN, I. P. M. Gestão do conhecimento: diretrizes e práticas recomendadas às organizações. Ciência da Informação, v. 47, n. 2, p. 21–34, 2018. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU). Governança de ferramentas de gestão do conhecimento. Brasília, 2022.