Resumo

Título do Artigo

O RELACIONAMENTO DA CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO COM O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL MEDIADO PELA AMBIDESTRIA VERDE
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Palavras Chave

Ambidestria Verde
Criação de Valor Compartilhado
Desempenho Organizacional.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Laíse Luciene Costa de Lima Maia
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Fortaleza CE
2 - João Moisés Brito Mota
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - FORTALEZA
3 - Cesar lopes Daparte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
4 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
5 - Oderlene Vieira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiroz

Reumo

No contexto de intensificação da competitividade, surgem novas atividades dentro das organizações com o objetivo de vivenciar experiências, assumir riscos e aprimorar ou implementar inovações. Esse conjunto de atividades é conhecido como ambidestria. Na interação com o meio ambiente, a organização pode utilizar a ambidestria verde para a produção de produtos, processos e serviços voltados à proteção da sustentabilidade ambiental e alcançar benefícios económicos.
Argumenta-se nesta pesquisa teórica que as empresas são capazes de performar de maneira sustentável o seu modelo de gestão empresarial estratégica, a partir da sinergia entre CSV e ambidestria verde, superando as estratégias tradicionais e criando iniciativas a fim de explorar novas oportunidades. Deste forma, este artigo tem como objetivo desenvolver um modelo conceitual que aborde a ambidestria verde como uma lente teórica capaz de potencializar o desempenho das empresas que adotam o CSV em seus modelos de negócio.
As empresas que decidem incorporar atividades ambientais em suas estratégia, podem se inspirar na ambidestria verde como um meio para gerar valor compartilhado, pois a ambidestria concederia instrumentos capazes de permitir o alcance do desempenho social corporativo a partir das atividades de valor compartilhado.
A pesquisa expande o conceito de CSV, por meio da análise do efeito mediador da ambidestria verde, na relação entre CSV e desempenho organizacional. Implica afirmar que é um conceito de negócio inovador e sustentável, que se concentra em como as empresas orientadas para o lucro, podem gerar receita e, concomitantemente, atender às inópias sociais, indicando assim, uma relação positiva entre esses construtos.
a ambidestria verde pode potencializar o desempenho das empresas que adotam em sua estratégia de negócio, a CSV. A pesquisa expande o conceito de CSV, por meio da análise do efeito mediador da ambidestria verde, na relação entre CSV e desempenho organizacional. Implica afirmar que é um conceito de negócio inovador e sustentável, que se concentra em como as empresas orientadas para o lucro, podem gerar receita e, concomitantemente, atender às inópias sociais, indicando assim, uma relação positiva entre esses construtos.
Calza, F., Parmentola, A., & Tutore, I. (2017). Types of green innovations: Ways of implementation in a non-green industry. Sustainability, 9(8), 1301. https://doi.org/10.3390/su9081301 Kassotaki, O. (2022). Review of Organizational Ambidexterity Research. SAGE Open, 12(1), 21582440221082127. Úbeda-García, M., Marco-Lajara, B., Zaragoza-Sáez, P. C., Manresa-Marhuenda, E., & Poveda-Pareja, E. (2021). Green ambidexterity and environmental performance: The role of green human resources. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 29(1), 32-45.