Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO: percepções dos docentes do SENAI Norte (Bahia)
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Palavras Chave

Metodologias Ativas
Educação Profissional e Tecnológica
Ensino de Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Iandra Vitória Rodrigues da Silva
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Petrolina
2 - Mauricio Vitor Souza Oliveira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Petrolina - Centro
3 - Fernanda Roda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Clécio Alves Ribeiro
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Sede, Petrolina

Reumo

A educação profissional é importante para o mercado de trabalho por proporcionar capacitação para quem procura inserção e aperfeiçoamento para quem já atua profissionalmente. No entanto, a educação profissional – assim como outros níveis educacionais – deve prezar não apenas pela quantidade dos profissionais, mas também pela qualidade. O mercado vem exigindo competências e habilidades tanto técnicas quanto emocionais e comportamentais. Por isso, surge a necessidade de se experimentar abordagens nas quais o estudante tenha uma participação mais ativa, tal como as metodologias ativas.
Considerando a importância dos cursos na área de Administração para a inserção do jovem no mercado de trabalho, bem como a necessidade de se implementar metodologias de ensino que busquem desenvolver competências além do básico, o presente artigo busca responder ao seguinte questionamento: Qual a percepção dos docentes do SENAI Norte (Bahia) acerca das contribuições das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem voltado para o desenvolvimento profissional?
Fora discutidos três tópicos: A educação profissional e tecnológica – EPT, As metodologias ativas; e O ensino de Administração e as metodologias ativas. As metodologias ativas despertam o potencial psicológico e o interesse em questões emergentes e trazem novas perspectivas de interpretação e análise do problema estudado. O engajamento do aluno e o seu protagonismo no processo ensino-aprendizagem tornam-se fundamentais para “o propósito pedagógico do ensino da Administração na perspectiva do desenvolvimento de soft skills dos sujeitos educandos”.
Este estudo pode ser classificado como teórico-empírico com objetivo exploratório. A população foi constituída por docentes do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Norte (Bahia) que tenham ministrado aulas presenciais e/ou remotas a partir dos últimos 6 meses do ano de 2022, nos cursos voltados para a área da Administração. O método de coleta de dados utilizado foi o de levantamento com aplicação de questionário semiestruturado. Para as questões abertas, a estratégia de análise seguiu as orientações propostas por Bardin (2011).
A análise sobre os entendimentos e percepções acerca de metodologias ativas no aprendizado e formação profissional resulta na participação e autonomia do aluno e inovação e tecnologia como base das metodologias ativas. Sendo perceptível que essas metodologias são frequentemente usadas na relação de ensino-aprendizagem do SENAI Norte (Bahia), retirando docentes e discentes da zona de conforto. E que o uso de tais metodologias aumenta a atenção dos alunos, a participação e interação durante a aula, tornando o aprendizado mais leve e atrativo, assim como a aula prática e o aprendizado efetivo.
Os participantes da pesquisa estão cientes do funcionamento, importância e impacto positivo das metodologias ativas no ensino-aprendizagem. Contudo, é essencial que os docentes consigam aplicar uma maior variedade dessas abordagens no cotidiano da sala de aula. Além disso, a mercantilização da educação frequentemente reduz o processo de ensino-aprendizagem à metodologia tradicional. Portanto, urge transformar as metodologias ativas em uma regra, não uma exceção, começando pela formação inicial dos professores e oferta de capacitações e formações continuadas a profissionais já formados.
ANDRADE, L. G. S. B.; FERRETE, R. B. METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 2, 2019. BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, v. 39, n. 2, 2013. CASTAMAN, A. S.; BORTOLI, L. A. METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Interfaces Científicas, v. 10, n. 3, 2021.