Resumo

Título do Artigo

COMO ASSIM? ACABOU O VINHO DO PORTO...
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Logística Internacional
Planejamento Estratégico
Complexo Portuário

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - LUCIANA DA SILVA IMETON
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - UNIVALI - ITAJAI
2 - Luciano Angel Rodriguez
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí

Reumo

A reunião mensal da confraria Winecomex no mês de dezembro foi diferente de todas as demais. Naquela noite todos os confrades estavam tomados por um assunto que dominava as conversas: O Porto de Itajaí perdeu os seus armadores. Entre uma e outra taça de vinho, eles questionavam o amigo Martinez Péres, um profissional renomado na área de logística internacional. Diante de sua expertise, ele era a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto. Todos estavam profundamente preocupados com o futuro do porto e os impactos que traria para comunidade. Como os gestores poderiam mitigar essa situação
Espera-se que o aluno desenvolva a compreensão da gestão de um complexo portuário e que consiga avaliar criticamente os fatos ocorridos no caso porto de Itajaí. Desse modo, os objetivos didáticos são: (a) compreender a legislação portuária; (b) realizar uma análise estratégica; (c) identificar as forças e fraquezas; (d) propor e discutir sobre as ameaças e oportunidades que podem ser implementadas e seus riscos.
Este caso para ensino baseou-se em fatos verídicos revelados a público por meio das mídias sociais impressas e digitais (reportagens, páginas da internet). A confraria Winecomex foi apresentada no caso com o intuito específico de servir como o lugar ideal para conduzir a história do caso. A situação é protagonizada por um profissional da logística internacional e que reside no munícipio de Itajaí. Os nomes dos personagens foram alterados para preservar sua identidade. O caso tem o objetivo de proporcionar o debate em ambiente acadêmico, com finalidade exclusiva de ensino.
Este caso para ensino é indicado para ser utilizado em disciplinas como Estratégia, Direito Administrativo, Gestão Portuária, Logística Portuária e Internacional, Sustentabilidade Portuária e afins.
ANSOFF, I. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Editora Atlas, 1990. BRASIL. Lei Nº 12.815 de 05 de junho de 2013. Dispõe sobre a exploração direta e indireta pela união de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores. Brasília, DF, 2013. ITAJAI, Regulamento de exploração do Porto de Itajaí - Resolução 003/2021. Disponível em: https://portoitajai.com.br/legislacao-resolucoes-2021/. Acesso em: mai. 2023 BRASIL. Lei 8.987 de 13 de fevereiro de 1995. Dispões sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previstos no art. 175