Resumo

Título do Artigo

O DESAFIO DA LINHA SEARA TURMA DA MÔNICA E O CRESCIMENTO DE VENDAS
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Palavras Chave

Linha Seara Turma da Mônica
Congelados
Negócio

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Victor Cecchini de Farias
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FFLCH
2 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Germinare (Instituto J&F) - São Paulo
3 - Rodrigo Guimarães Motta
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - São Paulo

Reumo

O Caso de Ensino evidencia o desafio vivido por Jéssica Carvalho Montes, Gerente de Produtos Congelados da Linha Seara Turma da Mônica, que dentro de um mercado competitivo com projeções empolgantes de crescimento e com a presença de grandes players, dos quais nenhum deles apresenta um domínio claro e inconteste dentro do público consumidor infanto-juvenil, busca crescer o volume de vendas na região da Grande São Paulo, tendo como foco, os popularmente conhecidos como super e hipermercados ou de maneira mais precisa, canais de autosserviço com mais de 20 check-outs.
O caso tem como principal objetivo promover reflexão aos estudantes através de questões reais do negócio, incentivando-os na resolução das adversidades. Como pontos específicos há a intenção de (i) estimular a produção de um planejamento estratégico que pode ser definido em três etapas – Diagnóstico, Estratégia e Plano de Ação -, por sua vez, se mostra fundamental (ii) apresentar as possíveis repercussões reais das decisões empreendidas pelos estudantes, ressaltando a importância da fundamentação e análise processual para as suas escolhas.
Os dados e informações utilizadas para a construção do caso foram obtidos de diferentes fontes jornalísticas, empresariais e acadêmicas. Também foram usadas as informações pessoais existentes no currículo da protagonista. O storytelling pode ser construído devido as informações captadas nos sites de revistas, como: UNESP, Superinteressante, Galileu, Valor Exame; como também jornais ou portais de notícias: Suinocultura, UOL, AviSite. Os dados apresentados foram pesquisados e adquiridos em fontes consistentes, como a Kantar Worldpanel e o IBGE.
O caso de ensino construído acima pode ser aplicado em cursos de graduação e pós-graduação que tenham como cerne a Administração, Publicidade, Marketing, Propaganda e Comunicação. O mesmo ainda tem a capacidade e a possibilidade de ser executado em cursos técnicos ou profissionalizantes que deem maior enfoque à Administração de empresas, como também naqueles que empreendam possíveis resoluções para questões oriundas do mercado empresarial.
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