Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA
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Palavras Chave

Gestão da inovação
Empresa de base tecnológica
Práticas de inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Luiz Madeira Sobrinho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
2 - Elda Fontinele Tahim
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Administração
3 - Ezequiel Alves Lobo
PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Itaperi

Reumo

O cenário muda em favor das firmas que mobilizam avanços e conhecimentos tecnológicos em seus produtos e serviços e no modo como os criam, desenvolvem e ofertam. Nesta perspectiva, as vantagens competitivas relativas ao patrimônio ou tamanho das firmas estão em declínio, ou seja, o foco deixou de ser na busca da eficiência e competitividade, com base na redução de custos e melhoria de processo, e passou a ser na geração de inovação (DUNFORD et al., 2013; VARANDAS JUNIOR; SALERNO; MIGUEL, 2014).
A gestão da inovação nas organizações é um processo complexo e sua prática perpassa diversas atividades funcionais de uma organização (BAREGHEH; ROWLEY; SAMBROOK,2009). Além disso, grande parte das melhorias são localizadas e específicas para cada empresa, produtos e mercados na fase de investimento e durante a vida operacional de cada projeto, quando um fluxo de melhorias incrementais é incorporado ao sistema (BELL; PAVITT, 1993). Este trabalho tem como objetivo, investigar as principais práticas de gestão da inovação em uma empresa de base tecnológica.
Os processos de gestão da inovação das organizações estão fortemente inter-relacionados com as ferramentas de gestão utilizadas pelas equipes de profissionais destas organizações e também como são estimuladas pela sua cultura interna e pela gerência. São essas ferramentas que auxiliam na coleta, classificação, na apresentação e tratamento das informações para o planejamento e gestão da inovação (SOUZA, 2003). Utilizou-se neste trabalho o Diagnóstico Octógono da Inovação (SCHERER; CARLOMAGNO, 2016) e as descritas pela Fundação Cotec que darão base as discussões realizadas neste trabalho.
A estrutura de processos identificada se inicia pelo planejamento de um conjunto de projetos(portfólio), passa pelas etapas de viabilidade, aprovação, implementação e entregas. Scherer e Carlomagno (2009) ressaltam que as inovações devem estar em harmonia com a estratégia de negócios da empresa, com o perfil de inovação do setor de atuação da mesma e suas intenções de crescimento. As práticas gerenciais relacionadas com o gerenciamento tático do desenvolvimento de produtos/processos da empresa Beta, são similares aos funis de inovação ou processos decisórios estágio-portão(QUADROS, 2008).
Verifica-se que as práticas adotadas foram influenciadas pelo mercado e pela base de conhecimento e capacitações da empresa. O aprendizado organizacional levou a introdução de um modelo organizacional que não foi implantado de uma forma pronta e acabada, mas pelo desenvolvimento de suas práticas e competências. Na fase atual, verifica-se uma grande ênfase na gestão financeira onde o curto ciclo de vida dos produtos e a concorrência do mercado motivaram esta mudança no processo de gestão
ALBORS-GARRIGOS, J.; IGARTUA, J. I.; PEIRO, A. Innovation management techniques and tools: its impact on firm innovation performance. International Journal of Innovation Management, [s. l.], v. 22, n. 6, p. 1-11, jun. 2018. COTEC. Temaguide: a guide to tehcnology management and innovation for companies. [S. l.]: OCDE-COTEC, 1998. SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da Inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.