Resumo

Título do Artigo

CONFORMES OU ÁGEIS? A AUTOMATIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS EM UM BANCO BRASILEIRO
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Palavras Chave

Banco
Gerenciamento de Mudanças
Automação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - MIlena Uezu
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Alexandre Cappellozza
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

O setor bancário é um dos setores que têm aproveitado os benefícios da evolução tecnológica, o que permitiu o desenvolvimento dos bancos digitais, os quais causaram uma mudança e um aumento na concorrência do mercado bancário (MARQUES, 2019). Dado esse contexto para a transformação digital dos bancos tradicionais brasileiros, esse trabalho tem como objetivo analisar a implantação de tecnologias de automação em uma instituição financeira baseada nas boas práticas de gestão e serviços de TI.
A empresa estudada para a elaboração deste trabalho será nomeada como Banco Beta. Em 2019, foi criado o Banco Beta-Inov com o objetivo de gerar valor através da conexão com o ecossistema de startups, por meio de cocriarão, desenvolvimentos proprietários e investimentos em parcerias estratégicas. O trabalho tem foco nesta unidade sendo estes serviços que mais sofrem com a morosidade das implantações de aplicações atuais e precisam de mais velocidade em suas mudanças no ambiente produtivo de tecnologia, sem deixar de atender as conformidades exigidas pelos órgãos reguladores.
O diagnóstico realizado pelos pesquisadores, na organização estudada, detectou a insatisfação dos profissionais de tecnologia adaptados com o modelo ágil, ao se depararem com o gargalo gerado pelos processos de gerenciamento de mudanças de TI para implantar os serviços de tecnologia e sob a pressão exigida pelo negócio.
Após reuniões dos comitês e lideranças da organização, decidiu-se como solução a automatização do ciclo de vida de software, por meio da implantação de uma solução orquestradora, com o processo de gerenciamento de mudanças de TI, revisado, com a adoção dos direcionamentos do ITIL, em sua quarta versão, e automatizado em uma plataforma de ITSM que permite integrações com demais tecnologias, o que disponibiliza agilidade sem comprometer a qualidade das entregas e a conformidade exigida pelos órgãos regulatórios.
Além da aceitação dos usuários com a implantação do projeto de automação do processo de Gerenciamento de Mudanças, observou-se um ganho captado, somente com a aplicação em etapa de piloto, de uma economia de, aproximadamente, R$ 200.000,00 em custo unitário de mudança de TI com um resultado de redução dos custos de 15%. Com a revisão e adequação das alçadas de aprovação de requisição de mudanças, também na etapa de piloto, houve um acréscimo de 50% na agilidade das aprovações e consequente redução de 40% no custo unitário na operação.
Uma contribuição importante foi a implantação da melhoria contínua, já que os indicadores se concentraram em uma única plataforma. O projeto também contribuiu para a mudança de atitude do time de operações de um modelo de implantação tradicional para um modelo ágil o que mostra que é necessária a proximidade entre as equipes para que se observem os benefícios e se dissemine a importância que cada membro da equipe possui dentro do negócio alinhada para uma entrega continua com qualidade.