Resumo

Título do Artigo

Racismo nas organizações: um estudo no contexto brasileiro.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Racismo
Organizações
Divisão Racial do Trabalho

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Natalia Machado Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niterói
2 - Marcela Vasconcellos
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niterói
3 - Adriano Farage Figueiredo
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
4 - Daniella Munhoz da Costa Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Departamento de Empreendedorismo e Gestão

Reumo

A introdução aborda o Mito da democracia racial e a problematização do raciscmo que está enraizado na sociedade e que impacta o mercado de trabalho, fazendo com que mulheres, negros e imigrantes sejam sujeitos à condições precárias de trabalho, com salários inferiores e discriminização.
O objetivo do presente estudo foi identificar como o racismo se configura nas organizações e nas relações de trabalho no contexto brasileiro. Realizada uma revisão na literatura sobre o racismo nas organizações de forma a se identificar as temáticas e sintetizar os conceitos relacionados abordados pela literatura, com o intuito de contribuir com o debate sobre as desigualdades nas relações de trabalho a partir do reconhecimento e da análise das consequências deixadas pelo período escravista nas organizações.
A fundamentação teórica baseou-se nos principais trabalhos no tema, como:(OLIVEIRA, 2016), (ALVES, 2022), (ALMEIDA, 2018), (LÓPEZ, 2012), (GONZALEZ, 2022) e (COSTA; SANTOS; RODRIGUES, 2022).
Foram identificadas 6 categorias principais para discussão. São elas: racismo institucional, sofrimento psíquico, trabalho doméstico, racismo e trabalho, perspectiva da mulher negra e imigrantes. Constatou-se que os temas não se limitam ao campo de estudo da Administração, sendo destacados os campos do Serviço Social, da Psicologia e da Antropologia.
A desigualdade racial tem sido tema central em diversos debates na sociedade, seja no ambiente acadêmico ou nas grandes mídias, o que demonstra a relevância que o assunto vem ganhando ao longo do tempo na sociedade brasileira. Neste sentido, a presente pesquisa explorou na literatura estudos sobre racismo dentro do contexto das organizações e das relações de trabalho, de forma a identificar os principais temas e sintetizar os conceitos observados na pesquisa sobre racismo no campo dos estudos organizacionais e das relações de trabalho.
ALMEIDA, S. L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. ALVES, L. D. A divisão racial do trabalho como um ordenamento do racismo estrutural. Revista Katálysis, v. 25, p. 212-221, 2022. BRAUN, V.; CLARK, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research, v.32, p.77-101, 2006. COSTA, F. S, M; SANTOS, C. S.; RODRIGUES, M. E. T. M. Racismo, colonialidade do poder e trabalho doméstico remunerado no Brasil. Revista Katálysis, v. 25, p. 262-271, 2022. GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2020.