Resumo

Título do Artigo

A relação entre Práticas de Gestão da Diversidade e a Percepção de Desempenho em Inovação: Um estudo em empresas Brasileiras.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Diversidade
Práticas de Gestão da Diversidade
Desempenho em Inovação

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Rossana Filetti Soranz
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - fea
2 - Edison Quirino D'Amario
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - SÃO PAULO

Reumo

Alguns autores, desde o início dos anos 2000, começam a buscar relações entre a diversidade e inovação. Os resultados dessas pesquisas são variados. Há autores que apoiam a gestão da diversidade, sugerindo que a mesma esteja positivamente relacionada com vantagem competitiva para a empresa, podendo melhorar a criatividade (MCMAHON,2010), sendo vista como um ativo econômico (NATHAN; LEE, 2013), que gera melhor eficiência através da criatividade e da inovação (JONES, 2005), e outros autores que sugerem que a diversidade não está positivamente relacionada à inovação porque gera falta de coesão.
Por se tratar ainda de um assunto polêmico e controverso na literatura organizacional, este estudo buscou entender a relação entre as práticas de gestão da diversidade e percepção do desempenho em inovação levantando a pergunta de pesquisa: Há relação entre as práticas da gestão da diversidade e a percepção de desempenho em inovação?
As práticas de diversidade referenciadas nesse trabalho incluem as atividades desenvolvidas pelas organizações baseadas em seus modelos de gestão, em prol da diversidade. As práticas mencionadas anteriormente foram abordadas com um breve histórico, e tratam-se de: ações afirmativas, grupos de suporte, práticas de integração, apoio da alta diretoria, benefícios para as minorias, recrutamento e seleção, treinamento, sistemas de mensuração e políticas de remuneração. Ainda, fundamentou-se os conceitos de inovação, tipologia, mensuração e desempenho em inovação.
Tata- se de pesquisa quantitativa. Optou-se pela construção de duas escalas, uma escala de Práticas de gestão da diversidade e uma segunda escala de Percepção de Desempenho em inovação. Esperou-se com as escalas, identificar se as práticas de gestão da diversidade estão positivamente associadas a percepção de desempenho em inovação nas empresas.
Após a caracterização da amostra e a análise descritiva foi realizada a regressão linear múltipla para identificar quais as práticas de gestão de diversidade que estão mais associadas a Percepção de Desempenho em Inovação.
A análise de regressão, corrobora a hipótese levantada, de que as práticas de gestão da diversidade são preditores, e estão positivamente relacionados com a percepção de desempenho em inovação. Algumas práticas de gestão de diversidade estão positivamente associadas ao desempenho em inovação como: o apoio da diretoria e da alta gestão, os grupos de suporte, corpo diretivo diverso e envolvimento e integração. Ainda, três práticas não se mostraram associadas ao desempenho em inovação de maneira estatisticamente significante: Benefícios para as minorias, Ações afirmativas, recrutamento e seleção
CHEN,C.;LIN,B.;LIN,Y.;HSIAO,Y. Ownership structure, independent board members and innovation performance: A contingency perspective. Journal of Business Research. Vol. 69,3371-3379, 2016. CHEN,G.;LIU,C.;TJOSVOLD,D. Conflict Management for Effective Top Management Teams and Innovation in China. Journal of Management Studies, Vol. 42, p. 277 - 300, 2005. COX,T.H.;BLAKE,S. Managing Cultural diversity: implications for organizational competitiveness. Academy of Management Executive, Vol. 5, N. 3, p. 45-56, 1991. DEZSO,C.L.;ROSS,D.G. Does Female Representation in Top Management Improve Firm Perf