Resumo

Título do Artigo

A influência da Avaliação de Instituições Educacionais e a Intenção Empreendedora de estudantes de Administração em Pernambuco.
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Palavras Chave

Qualidade de ensino
intenção empreendedora
discentes administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Kevin Ferreira Corcino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste
2 - Gesianny Crispim de Azevedo
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU) - Uninassau Caxangá
3 - Fernando Matheus Ferreira Tributino dos Santos
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU) - Caxangá
4 - Thales Fabricio da Costa e Silva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

O empreendedorismo no Brasil é um dos principais fatores de desenvolvimento econômico nacional, com grande participação no PIB. A intenção de empreender nos indivíduos pode ser definida como a influência que diversos fatores ambientais e comportamentais exercem na disposição para iniciar um negócio. O nível de qualificação dos empreendedores é um fator ambiental que pode afetar a intenção de criar um negócio próprio. Sob este aspecto as instituições educacionais possuem uma grande importância no treinamento, ensino e incentivo ao empreendedorismo.
devido à importância na relação entre a educação que incentiva e desenvolve empreendedores de qualidade e a estrutura dos programas de administração que podem impactar na intenção de empreender dos discentes do curso de administração. Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a influência da avaliação de instituições educacionais na intenção empreendedora de estudantes de cursos de administração.
A educação empreendedora pode ser definida como uma proposta pedagógica que visa desenvolver em estudantes habilidades e competências que possibilitem transformar ideias em ações com foco em inovação e criação de oportunidades. A intenção empreendedora é a disposição de uma pessoa para criar ou participar de um novo negócio, seja como proprietário ou como colaborador. Para desenvolver tais ações as instituições de ensino devem desenvolver uma infraestrutura que apoie estudantes no seu desenvolvimento acadêmico.
O presente estudo teve sua abordagem quantitativa-descritiva com amostragem não probabilística refletida em 2.514 casos. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário fechado contando com um modelo adaptado e validado de avaliação de cursos superiores por parte de discentes. O questionário contou com 38 variáveis formadas em itens de avaliação de 0 a 10 por parte dos discentes. A última variável no questionário solicita ao respondente avaliar de 0 a 10 a sua intenção em empreender durante ou ao final do curso de administração. Análise dos dados envolveu estatística multivariada.
o resultado da regressão linear múltipla aponta para um resultado positivo de 41,9% da intenção de empreender da amostra dos alunos de administração pode ser explicada pelas 20 variáveis independentes. Destas as que fizeram parte dos construtos Docentes e Grade Curricular, Relacionamento Comunidade Acadêmica e Desempenho do Gestor obtiveram maior significância. Os resultados da pesquisa apontaram uma forte influência da participação de docentes e da grade curricular dos cursos de administração na formação de empreendedores
Conforme os resultados dessa pesquisa apresentaram as IES possuem impacto positivo na intenção de empreender na amostra pesquisada, portanto a formatação dos seus planos pedagógicos irá impactar os futuros empreendedores da região pesquisada e no centro dessa estrutura devem estar os professores, a qualificação curricular e a estrutura voltada para o aprendizado, tendo os gestores dos cursos na maestria do ecossistema que envolve a carreira acadêmica.
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