Resumo

Título do Artigo

A cultura das mídias e a prática dos profissionais atuantes na área de tecnologia de informação e comunicação e economia criativa
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Palavras Chave

Cultura Digital
Tecnologia da Informação e Comunicação
Economia Criativa

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - André Luiz Maranhão de Souza-Leão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD)
2 - BRUNO MELO MOURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - RECIFE
3 - Ana Carolina Assis Sampaio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD
4 - Jéssica Maria Vasconcelos de Morais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife

Reumo

O contínuo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem redesenhado os modelos econômicos e sociais, reconfigurando os arranjos produtivos globais, as trocas informacionais e interações sociais. Assicuadi a estas mudanças a Economia Criativa (EC) é apontada como um dos segmentos produtivos com maior retorno para expansão da economia de países emergentes. Tanto profissionais de TIC, quanto de EC são definidos como àqueles que desenvolvem processo de gestão e informação através de propostas que recorrem às tecnologias de maneira criativa.
A sobreposição conceitual entre as práticas profissionais de TIC e EC pode ser discutida através de como eles costumam estar inseridos de maneira intima ao uso de aparatos eletrônicos e consumo contínuo de múltiplas mídias. Logo, oo presente estudo tem como objetivo compreender como as culturas das mídias estão imbricadas às práticas profissionais de TIC e EC.
A cultura das mídias pode ser definida como a presença dos meios de comunicação na vida cotidiana; ou como arranjos com contornos sociais e estéticos que moldam a maneira como indivíduos e organizações estabelecem os contextos culturais em que atuam. Por um lado, reflete como profissionais de TIC são atuam com criação e manutenção de processos, capazes de gerenciar sistemas de informação, desenvolver aplicativos e processar dados. Por outro, como os de EC primam pelo “capital humano” que envolvem aspectos cognitivos e sociais, exercendo múltiplas funções inovadoras e recorrendo à tecnologia.
Foi utilizado o método de entrevista longa, escrutinadas por meio de análise de conteúdo interpretativa. Para isso foram realizadas 19 entrevistas com profissionais dos segmentos de TIC e EC que atuam nas cinco regiões socioeconômicas do Brasil.
Dentre os aspectos a serem identificados, foi observado primeiramente que a convergência cultural se faz presente nas práticas deste profissionais interpretadas como cultura participativa, inteligência coletiva, limitação digital e apropriação tecnológica. Adicionalmente, que a midiatização exercida pelos profissionais é fruto da ubiquidade das mídias, consumo midiático e mediação tecnológica. Assim, a pesquisa revela que os profissionais de TIC e EC produzemj conteúdos no e para universo midiático, permeados pela cultura das mídias da qual são membros profissional e pessoalmente.
A cultura das mídias teve/tem na trajetória profissional, seja no direcionamento de seus interesses, na obtenção de conhecimentos ou ainda na relação entre aproximação tecnológica e escolha profissional. Nesse sentido o artigo se torna relevante ao evidenciar que as escolhas pessoais e profissionais de colaboradores de TIC e EC não podem ser desassociadas à cultura das mídias em que atuam participativamente.
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