Resumo

Título do Artigo

CONSUMO DE CIGARRO ELETRÔNICO ENTRE JOVENS: UM LEVANTAMENTO COM UNIVERSITÁRIOS
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Palavras Chave

cigarro eletrônico
influência social
risco percebido

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Estela Yu Jin Choi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Rafaela Almeida Cordeiro
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo

Reumo

O tabagismo, doença epidêmica que causa dependência em nicotina, é responsável por adoecimentos e mortes prematuras de milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo um grande problema de saúde pública global. Cada vez mais, jovens têm adquirido esse hábito por meio do consumo dos chamados cigarros eletrônicos, dispositivos movidos à bateria que produzem vapores e possuem nicotina e outros aditivos químicos em sua composição.
Considerando-se a propensão de jovens à iniciação tabágica e o crescente número de usuários no Brasil, os objetivos desse estudo são: i) comparar a percepção de riscos e benefícios associados ao consumo de cigarros eletrônicos entre jovens fumantes e não fumantes; ii) verificar a associação entre fatores sociais e o uso do de cigarros eletrônicos; iii) levantar aspectos considerados importantes para o uso de cigarros eletrônicos.
O artigo está alicerçado na discussão sobre: o consumo de cigarros eletrônicos entre jovens; os riscos e benefícios associados ao cigarro eletrônico; e a influência social sobre o consumo de cigarro eletrônico por jovens.
A pesquisa possui abordagem quantitativa, com objetivo exploratório e descritivo. Foi realizado um survey online com 143 estudantes universitários, fumantes e não fumantes, que frequentam instituições localizadas na cidade de São Paulo. As análises foram feitas por meio de estatísticas descrita e inferencial; essa última por meio de teste t de comparação de médias entre os grupos e regressão logística.
Os principais achados são: os indivíduos não fumantes, de forma geral, percebem mais riscos associados ao uso do cigarro eletrônico em comparação aos fumantes; o fato de o ato de fumar ser relaxante e aliviar a tensão foram apontados como os benefícios mais relevantes; o sabor e o gosto são considerados os aspectos mais relevantes para o consumo de cigarros eletrônicos.
Os usuários de cigarro eletrônico estão conscientes das consequências negativas que o uso do produto traz, no entanto, o fazem em busca da sensação de relaxamento e de alívio de tensão. Identificou-se, também, que o círculo social em que o usuário está inserido exerce uma forte influência quanto ao uso de cigarros eletrônicos, especialmente a influência de amigos sobre os “fumantes sociais”. E, por fim, os aspectos considerados mais importantes para o consumo desse produto estão relacionados ao paladar (gosto e sabor).
BERRY, C.; BURTON, S.; HOWLETT, E. The impact of e-cigarette addiction warnings and health-related claims on consumers’ risk beliefs and use intentions. Journal of Public Policy & Marketing, v. 36, n. 1, p. 54-69, 2017. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Doenças relacionadas ao tabagismo (2022) / Custos atribuíveis ao tabagismo (2023) KOVACS, M. H.; FARIAS, S. A.; OLIVEIRA, C. R. Percepções de risco no prazer de fumar: uma investigação sob a ótica do comportamento do consumidor. Revista de Administração Mackenzie, v. 5, p. 147-171, 2004.