Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DA INOVAÇÃO NA RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO COM O DESTINO TURÍSTICO, AUTOPROMOÇÃO NO INSTAGRAM, RECOMENDAÇÃO E INTENÇÃO DE REVISITAR
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Palavras Chave

Satisfação
Destino Turístico
Inovação

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Paula Gulart Munhoz
Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau
2 - Gustavo da Rosa Borges
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Dom Pedrito

Reumo

O turismo é um dos mais importantes setores de serviços do mundo e entender o comportamento do consumidor é uma tarefa indispensável para o desenvolvimento deste setor. Isto posto, a satisfação do turista e seus consequentes é um tema bastante debatido na área do turismo e a inovação surge como um aspecto importante nesse contexto. Os turistas estão cada vez mais informados e exigentes, buscando experiências únicas e seus estilos de vida e padrões, necessitam de inovação (Lopes, Abrantes & Kastenholz, 2014; Gomezelj, 2016).
Este estudo visa explorar a conexão entre a satisfação com o destino turístico, autopromoção no Instagram, recomendação e a intenção de revisitar, com ênfase no papel da inovação. Para tanto, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: qual o efeito da inovação na relação entre satisfação com o destino turístico, autopromoção no Instagram, recomendação e intenção de revisitar? Portanto, o objetivo é analisar o efeito da inovação na relação entre satisfação com o destino turístico, autopromoção no Instagram, recomendação e intenção de revisitar, do ponto de vista dos turistas do RS.
Abordamos os conceitos teóricos de Satisfação com o Destino Turístico, Autopromoção no Instagram, Recomendação, Intenção de Revisitar e Inovação. Com base nesses conceitos, estabelecemos as seguintes hipóteses: H1: A satisfação com o destino turístico tem relação positiva com a autopromoção no Instagram; H2: A satisfação com o destino turístico tem relação positiva com a recomendação e H3: A satisfação com o destino turístico tem relação positiva com a intenção de revisitar. Além disso, as hipóteses H1a, H2a e H3a, postulam a influência moderadora da inovação nessas respectivas relações.
Primeiramente, realizou-se um estudo qualitativo e exploratório, a partir de um grupo focal, a fim de verificar quais os fatores levam a satisfação. Posteriormente, realizou-se um estudo quantitativo e descritivo, a partir do método survey, tendo como amostra 180 usuários do Instagram e que realizaram uma viagem a lazer em 2021. Para análise dos dados, foram empregadas as técnicas de análise descritiva, análise fatorial exploratória (AFE) e modelagem de equações estruturais (MEE).
Os resultados sugerem que os gestores de destinos devem investir em aspectos que aumentem o nível de satisfação dos turistas, pois contribuirá na recomendação e revisitação do local visitado. Ademais, os resultados sugerem que haja um investimento nos serviços inovadores, pois quando o turista enxerga inovação e está satisfeito, ele tem intenção de retornar ao destino visitado e se autopromover no Instagram, sendo este último, um fator motivador para o compartilhamento de experiências.
O conhecimento advindo dos resultados sobre o efeito da inovação na relação entre satisfação com o destino turístico, autopromoção no Instagram, recomendação e intenção de revisitar, pode auxiliar as empresas a direcionarem seu foco e conhecer mais sobre os turistas. Compreender esses fatores possibilita a criação e o desenvolvimento de serviços turísticos inovadores e mais atrativos. Os turistas estão cada vez mais exigentes e seus estilos de vida demandam inovação contínua (Gomezlej, 2016), sendo fundamental adquirir um entendimento mais profundo do comportamento desses consumidores.
Gomezelj, D. O. (2016). A systematic review of research on innovation in hospitality and tourism. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 28(3), 516-558. Lopes, R., Abrantes, J. L., & Kastenholz, E. (2014). Innovation, tourism and social networks.