Resumo

Título do Artigo

GESTORES PÚBLICOS E TREINAMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
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Palavras Chave

TREINAMENTO
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
GESTÃO PÚBLICA

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Marcelo Renan Grassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
2 - David Lorenzi Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Reumo

O artigo destaca a importância da qualificação de servidores públicos no Brasil, em especial gestores em instituições federais de ensino superior. As demandas por melhores resultados resultam na necessidade de gestores melhor preparados para enfrentar os desafios impostos às instituições. Muitos gestores, no entanto, acabam desenvolvendo competências de forma informal, ao longo de sua trajetória. Nesse sentido, o treinamento de gestores torna-se essencial para melhor preparar estes servidores.
Considerando o contexto do setor público, especialmente das instituições federais de ensino superior, cujas particularidades diferem da maioria das instituições públicas, em que há a necessidade de gestores mais bem preparados para lidar com uma série de desafios impostos a estes, apresenta-se a necessidade de que essas instituições melhor preparem seus servidores para atuarem em funções de gestão, desenvolvendo competências que os tornem aptos a assumir esse tipo de função.
Nesse contexto, busca-se identificar se os gestores da uma determinada instituição federal de ensino superior estão sendo preparados, via processos de treinamento, para assumirem funções de gestão, analisando as dificuldades encontradas por estes no exercício da função, a existência ou não de treinamentos específicos, e como ocorre o desenvolvimento de competências gerenciais nestes servidores.
Este estudo buscou compreender como ocorre a preparação de servidores de uma instituição federal de ensino superior para assumir funções de gestão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, aplicando-se uma entrevista semi-estruturada com gestores de unidades da instituição analisada.
A partir dos objetivos propostos, identificou-se que: há uma série de dificuldades enfrentadas pelos gestores no exercício de suas funções; faltam treinamentos específicos para preparar servidores para assumirem funções de gestão; todos os gestores entendem a importância da preparação prévia; os programas de treinamento atuais da instituição estão adequados, mas precisam de melhorias; e que os gestores acabam desenvolvendo suas competências por meio da própria atividade gerencial e com o complemento de cursos.
Os resultados permitem inferir que a instituição não tem preparado seus servidores para atuarem em funções de gestão, muitos deles sofrem no início de suas atividades por conta disso, e acabam desenvolvendo suas competências, muitas vezes, por meio de suas experiências na própria função. Além disso, sugere-se que os programas de treinamento da instituição sejam revisados e melhorados em determinados pontos, para que possam ser mais efetivos.