Resumo

Título do Artigo

REVISÃO SISTEMÁTICA DE LIETERATURA DE CAPITAL SOCIAL NA ECONOMIA DE PLATAFORMA
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Palavras Chave

Capital Social
Economia de Plataforma
Avanço Tecnológico

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Jerônimo Henrique Portes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - CLAUDIO JARDIM VARGAS
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Administração de Empresas
3 - Carolina Moreira Otsuru
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - Paula Massako Bernardes Suda
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo

Reumo

O crescimento do fenômeno das plataformas digitais tem sido observado ao redor do mundo, bem como suas implicações e impactos para os negócios e a sociedade como um todo. Dessa forma, neste estudo buscou-se identificar na literatura disponível o capital social gerado na economia de plataforma por meio de uma revisão sistemática da literatura.
Quais tipos de capital social são produzidos na economia de plataforma? Essa pergunta será respondida através de uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar os diferentes tipos de capital social que são gerados na economia de plataforma e gerar uma lista completa de temas, que descrevem esses tipos de capital social.
Capital social segundo a conceituação de Putnam (1993), diz respeito aos aspectos da organização social, relacionados à redes, normas e a confiança que funcionam com intermediários para facilitar a coordenação e cooperação, que geram benefícios mútuos. Os conceitos de economia compartilhada (Sundararajan, 2016), consumo colaborativo (Botsman & Rogers, 2010) não são necessariamente conceitos novos, mas eles vêm ganhando uma grande notoriedade a partir de um tipo da cultura ou prática de consumo denominado consumo colaborativo.
Como resultado foi identificada uma lista dos temas estudados com relação à economia de plataforma e um levantamento dos temas/construtos de capital social que foram pesquisados.
Quanto à economia de plataforma, identificou-se 10 temas ligados aos tipos de relação comercial abordados na literatura, quando empregado estudos sobre capital social. Desses, destaca-se os negócios de acomodação, compartilhamento de automóveis e a pesquisa sobre o fenômeno em geral. Quanto ao capital social, o ponto de destaque é o papel confiança nas relações que se dão nos ambientes das plataformas digitais para promover relações sociais entre os participantes que geram ativos importantes para a sociedade e confere maior vantagem competitiva aos proprietários das plataformas.
Botsman, R., & Rogers, R. (2010). What’s mine is yours: The rise of collaborative consumption: Vol. September (Harper Col). https://doi.org/10.1016/s0168-9525(00)00086-x Bourdieu, P. (1996). Razões práticas: sobre a teoria da razão. Putnam, R. (1993). The Prosperous Comunity: Social Capital and Public Life. The American Prospect. Sundararajan, A. (2016). The Sharing Economy: The End of Employment and the Rise of Crowd-Based Capitalism (1a, Vol. 21, Issue 2). The MIT Press.