Resumo

Título do Artigo

CRIAÇÃO E CAPTURA DE VALOR EM ECOSSISTEMAS: Uma revisão sistemática
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

relações interorganizacionais
criação e captura de valor
ecossistemas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - Tiago Rolim Marques
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Marcia Cristiane Vaclavik
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em PI e TT para a Inovação
3 - Bibiana Volkmer Martins
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de gestão e Negócios

Reumo

As relações interorganizacionais envolvem múltiplos atores e têm despertado interesse de pesquisa, em especial sob a perspectiva dos ecossistemas. Compreender os processos de criação e captura de valor em ecossistemas é tema relevante no campo da gestão, pois reflete a necessidade das organizações de adaptarem suas estratégias de colaboração, cocriação e coopetição para extrair vantagens em ambientes dinâmicos e competitivos.
Apesar dos avanços nos estudos de ecossistemas, há espaço para aprofundar o entendimento sobre a criação e a captura de valor nesses contextos. Há predomínio de uma visão que explora principalmente os ecossistemas de plataforma e de negócios, enfatizando o valor econômico criado e capturado e negligenciando os valores sociais e ambientais. Assim, este artigo tem como objetivo compreender como a literatura acadêmica da área de gestão tem abordado a criação e a captura de valor nos ecossistemas. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura a partir da WoS e com auxílio do software Iramuteq.
Por se tratar de uma revisão da literatura, este artigo fundamenta-se teoricamente em 36 estudos para explorar a criação e a captura de valor nos ecossistemas. Os artigos concentram-se entre os anos de 2009 e 2023, com grande dispersão entre autores e grupos de pesquisa. Foram encontradas 3 classes temáticas que abordam 1) estratégias e modelos de negócios para criação e captura de valor; 2) desafios da gestão de ecossistemas e sua proposta de valor; e 3) criação de valor compartilhado e que embasam a discussão realizada.
O cluster 1 diz respeito aos estudos das estratégias e modelos de negócios que visam à criação e captura de valor em ecossistemas e focam na forma de organização dos atores que afetam a governança. O cluster 2 concentra-se na gestão estratégica dos ecossistemas e na sua proposta de valor e na ação conjunta dos atores como meta-organizações. O cluster 3 engloba pesquisas com foco na criação de valor compartilhado, na interação entre os atores e benefícios para as partes interessadas, e na visão baseada no tripé da sustentabilidade.
A partir das análises realizadas, abrem-se diversas as oportunidades de pesquisas futuras, como a necessidade de estudos que exporem amplamente os tipos de valores criados e as formas de capturar valor além do aspecto econômico. O campo demanda pesquisas que explorem as barreiras e desafios no alinhamento da proposta de valor dos ecossistemas à percepção de valor por parte dos demandantes dos serviços ecossistêmicos, bem como estudos que escrutinem o compartilhamento de valor dos ecossistemas e que envolvam entendimento do valor reputacional e dos valores sociais e ambientais.
Jacobides, M. G., Cennamo, C., & Gawer, A. (2018). Towards a theory of ecosystems. Strategic Management Journal, 39(8). Ritala, P., Agouridas, V., Assimakopoulos, D., & Gies, O. (2013). Value creation and capture mechanisms in innovation ecosystems: A comparative case study. International Journal of Technology Management, 63(3–4). Thomas, L. D. W., & Autio, E. (2020). Innovation Ecosystems in Management: An Organizing Typology. In Oxford Research Encyclopedia of Business and Management. Oxford University Press.