Resumo

Título do Artigo

POTENCIALIDADES DO CHATGPT NA PRODUÇÃO ACADÊMICA: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

ChatGPT
inteligência artificial
chatbot

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - JULIO CEZAR RODRIGUES ELOI
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - André Augusto da Rocha Mello
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
3 - STEFANY SANTOS SILVA
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades do ChatGPT nas esferas acadêmica e profissional. A pesquisa foi desenvolvida com a adoção do método do estudo de caso em uma universidade brasileira em São Paulo, durante os meses de fevereiro e março de 2023, com a coleta de dados junto a profissionais e estudantes. Embora o emprego da inteligência artificial potencialmente ofereça avanços à sociedade, os resultados da pesquisa sugerem obstáculos na utilização do ChatGPT como ferramenta efetiva no campo científico e sua adoção no uso profissional.
Dados os impactos da inteligência artificial no cotidiano da vida humana, o trabalho possui o objetivo de investigar as potencialidades do ChatGPT nas esferas acadêmica e profissional.
Rossoni e ChatGPT (2022) explicam que o ChatGPT tem como base uma rede neural treinada com milhões de textos disponibilizados na internet e que após o seu lançamento, possui mais de 700 artigos identificados no Google Scholar, além de possuir ORCID. Gordijn e Have (2023) estudaram o ChatGPT e consideraram que o fato de sua criação ser revolucionária, pelo progresso exponencial da IA, não o torna superior na escrita de artigos do que os melhores cientistas do mundo.
A pesquisa foi desenvolvida com a adoção do método do estudo de caso em uma universidade brasileira em São Paulo, durante os meses de fevereiro e março de 2023, com a coleta de dados junto a profissionais e estudantes.
Embora o emprego da inteligência artificial potencialmente ofereça avanços à sociedade, os resultados da pesquisa sugerem obstáculos na utilização do ChatGPT como ferramenta efetiva no campo científico e sua adoção no uso profissional.
A coleta de dados deste estudo que envolveu questionários disponibilizados mediante links no Google Forms, mostrou que há uma certa curiosidade relacionada ao ChatGPT, combinada ao desconhecimento dessa inovadora tecnologia de IA, que alinhada ao forte interesse de diversos campos do conhecimento, se apresenta como possibilidade interessante na pesquisa acadêmica e também na esfera profissional, como é o caso das áreas da saúde, engenharias e computação, por exemplo.
Adamopoulou, E., & Moussiades, L. (2020). An overview of chatbot technology. Berente, N., Gu, B., Recker, J., & Santhanam, R. (2021). Managing artificial intelligence. Chatterjee, J., & Dethlefs, N. (2023). This new conversational AI model can be your friend, philosopher, and guide... and even your worst enemy. de Castro Barbosa, X. (2020). Breve introdução à história da Inteligência Artificial. de Oliveira, M. F. (2011). Metodologia científica. Garcia, A. C. (2020). Ética e inteligência artificial. Gordijn, B., & Have, H. T. (2023). ChatGPT: evolution or revolution?