Resumo

Título do Artigo

AGRURAS E LISURAS DA ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ensino Remoto Emergencial
Docentes de Administração
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Iasmin Ribeiro Diniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras-MG
2 - Mônica Carvalho Alves Cappelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE/PPGA

Reumo

Com o aumento de casos da COVID-19, fez-se necessário colocar toda a sociedade em distanciamento social para evitar a propagação do vírus. Dessa forma todas as atividades passaram a ser realizadas em um formato online, incluindo o processo de ensino-aprendizagem e, para isso, foi implementado o ensino remoto emergencial que garantia que todas as atividades acadêmicas fossem realizadas de forma remoto com o apoio de recursos digitais em todos os níveis educacionais.
O objetivo desta pesquisa foi identificar os impactos das mudanças do ensino remoto emergencial na prática didático-pedagógica dos docentes integrantes do curso de administração.
Foram utilizados nesta pesquisa, a perspectiva da teoria da aprendizagem situada e da teoria da aprendizagem transformadora, bem como, de seus conceitos principais, o que permitiu um entendimento mais amplo dos desafios que surgiram durante a adaptação dessa nova realidade.
Este trabalho foi caracterizado como um estudo qualitativo básico. Os dados foram coletados a partir da realização de entrevistas com oito docentes que atuam no curso de administração. O curso estudado é dividido em oito áreas distintas, foram selecionados um docente de cada área de forma a englobar o curso como um todo. As entrevistas foram realizadas no formato presencial e no formato online, dependendo da preferência dos entrevistados. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática de grade aberta.
Dividiu-se os dados coletados em diversas categorias que trataram: da organização da universidade a partir de roteiros de estudos orientados, das mudanças realizadas nas disciplinas, das interações que ocorreram entre os docentes do curso no formato remoto, das mudanças que foram realizadas no ensino remoto emergencial e que continuaram a serem aplicadas no retorno ao formato presencial e, das consequências positivas e negativas de ter que trabalhar no formato home office.
A utilização de ambas as abordagens teóricas, teoria da aprendizagem situada e teoria da aprendizagem transformadora, permitiu a análise desse processo de implementação do ensino remoto emergencial sob as diversas perspectivas mencionadas pelos docentes. Nesse sentido, foi possível identificar as consequências do ERE nos contextos dos indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, nas relações sociais que possibilitaram a formação de comunidades de prática e na importância de se manter um diálogo entre os sujeitos da comunidade acadêmica, enfatizando a troca de conhecimento.
LAGE, A. Cognição social e aprendizagem situada, relacional e processual. In: FARTES; CARIA; LOPES. (Org.). Saber e Formação no Trabalho Profissional Relacional. Salvador: EDUFBA. v. 1, p. 177-290, 2013. LAVE, E.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. MEZIROW, J. A critical theory of adult learning and education. Adult Education Quarterly. v.32, n.1, p. 3-24, 1981. MEZIROW, J. Transformative Dimensions of Adult Learning. San Francisco: Jossey Bass, 1991.