Resumo

Título do Artigo

Gestão de Pessoas em Ambientes Hospitalares: Uma Perspectiva Estratégica com a Análise SWOT
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

saúde
matriz SWOT
gestão de pessoas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - CELSO NORIYUKI KOGA
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ - Piracicaba
2 - Humberta Karinne da Conceição Santos Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

A matriz SWOT compreende a análise de fatores que interferem na organização e resposta de serviços públicos e privados, abrangendo tanto de pontos positivos quanto pontos negativos no ambiente externo e interno da organização. A partir dos estudos aplicados à organização, busca-se compreender os diversos pontos positivos e negativos presentes na conjuntura hospitalar, objetivando fornecer importantes subsídios que possam embasar decisões referentes ao planejamento estratégico da organização e dos departamentos de Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal.
O problema de pesquisa delimitado por este estudo está pautado no questionamento de como a relação entre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, pode representar um incremento para a melhoria no setor de gestão de pessoas em um hospital privado do sudeste goiano. Objetiva analisar o setor de gestão de pessoas em um hospital privado de médio porte do sudeste goiano a partir de parâmetros da matriz SWOT. Busca compreender como se organiza a gestão de pessoas no recorte espacial de análise a partir de pontos positivos – forças e oportunidades - e pontos de cautela - fraquezas e ameaças.
Câmara e colaboradores (2019) contribuíram a partir do uso da matriz SWOT para o entendimento de questões relacionadas à saúde do trabalhador na Atenção Básica à Saúde. Ribeiro e colaboradores (2022), auxiliaram a partir do seu estudo no Programa de Residência em Medicina da Família no estado de São Paulo. Siqueira e Kurcgant (2005), trouxeram possibilidades de utilização da matriz SWOT para a melhoria da intercomunicação na passagem de plantões na área da saúde, assim como Coifman et al. (2021), que também utilizaram a matriz na comunicação de profissionais de saúde no setor de emergências.
Para esse estudo adotou-se a abordagem qualitativa, que baseada na natureza exploratório-descritiva explorou o problema com maior aprofundamento na construção de insights e conclusões (CRESWELL, 2010; FLICK, 2013). Consiste em um estudo de caso único, pois a organização do setor de gestão de pessoas do hospital de médio porte da rede particular do sudeste goiano, apresenta algo crítico, com potencial de conceder contribuição significativa para o conhecimento em gestão de pessoas na área hospitalar, como indicados por Yin (2018).
Forças: o treinamento dos funcionários, os benefícios concedidos e as ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, como o acolhimento psicológico. Quanto às Oportunidades, possibilidade de contratar um plano de saúde empresarial, plano de cargos e salários e entrevistas por competências nos processos seletivos. Como Fraquezas, a comunicação interna entre os funcionários, o trabalho em equipe e o processo seletivo de funcionários. Como ameaças a concorrência na atração de funcionários e a possibilidade de migração de colaboradores para o novo hospital municipal.
Conforme o objetivo proposto inicialmente, foi realizada a análise no departamento de GP a partir dos parâmetros da matriz SWOT. Através deste panorama conjuntural sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, pode-se aplicar melhorias contínuas no departamento de GP. Os dados obtidos neste estudo por meio da análise SWOT poderão beneficiar tanto a gestão administrativa hospitalar no contexto geral quanto a gestão estratégica de pessoas no contexto particular, pois fornecem subsídios importantes para os respectivos planejamentos estratégicos.
Assis, L. de. (2017). O planejamento estratégico de um hospital universitário federal e sua atuação regional nas políticas públicas de saúde. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Recuperado de https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28545. Acesso em 03 out. 2022. Benzaghta, M. A., Elwalda, A., Mousa, M. M., Erkan, I., & Rahman, M. (2021). SWOT analysis applications: An integrative literature review. Journal of Global Business Insights, 6, 55-73. https://www.doi.org/10.5038/2640-6489.6.1.1148. Camara, E. A. R. D., Belo, M. S. D. S. P., & Peres, F. (2020