Resumo

Título do Artigo

MÍDIAS E TURISMO RURAL: COMO E O QUE SE EXPLORA?
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Palavras Chave

Mídias sociais
Turismo rural
Blogs

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Larissa Fantozzi
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - Face
2 - Fernanda Évilin de Jesus Fortunato Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPNA
3 - Erlaine Binotto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACE
4 - Noellen Silva Amorim Feuser
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campo Grande
5 - Bianca Tarifa Peixoto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACE

Reumo

A pesquisa tem como objetivo principal compreender como os blogs retratam a temática turismo rural no Brasil, identificando as principais questões sobre o turismo rural e as rotas turísticas que estão sendo abordadas nos blogs, os principais agentes responsáveis pela disseminação das informações sobre turismo rural e as relações a partir das interações nos blogs.
A pesquisa busca responder a seguinte questão norteadora: Como o turismo rural e as rotas turísticas do Brasil estão sendo retratados nos blogs? O foco da pesquisa são blogs nacionais que abordam sobre o turismo rural no Brasil. A pesquisa foi realizada no website de buscas Google com o emprego da combinação das palavras-chave: “blog”, “turismo rural” e “informações”. Conhecer esses blogs torna-se uma ferramenta importante para maximizar a atividade turística e proporcionar às organizações uma publicidade dos serviços prestados e oferecer ao turista confiança sobre o destino ou produto.
O turismo rural surge na Europa, no século XIX, como complemento de renda de famílias que trabalhavam com agricultura, no Brasil, surge na década de 1980, como uma iniciativa para aproveitar a estrutura das fazendas que atuavam na criação de gado de corte e leiteiro (BENI; MOESCH, 2017). Nesse contexto, as mídias sociais têm se mostrado fontes de informação, o compartilhamento de conteúdo pelos turistas ou pela organização que exerce a atividade turística, ajuda a minimizar os riscos de aquisição de produto ou serviço (OLIVEIRA, 2015).
A pesquisa tem abordagem qualitativa. A fonte de dados são blogs que tratam sobre o turismo rural. As buscas foram realizadas no website de buscas google com palavras-chave: “blog”, “turismo rural” e “informações”, considerando os critérios de inclusão: País de publicação (Brasil), idioma da página (português) e ter na URL o termo blog. Foi realizada uma classificação, previamente definida, com os temas que se repetem com maior frequência. Realizou-se uma etapa de codificação da Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados), a partir da abordagem Straussiana, de Corbin e Strauss (2015).
Os blogs analisados apresentam diversos segmentos do turismo. Os estados com menos divulgação de rotas turísticas são Mato Grosso e Pará, dos produtos ofertados o destaque são vinho, queijo, cerveja artesanal e uva. O setor público foi o mais utilizado como agente disseminador, seguido do setor privado e o terceiro setor. Os blogs apresentam dados de caráter informativo e comercial. Quanto ao conteúdo postado os blogs apresentam dados históricos e informações sobre o crescimento econômico do setor.
Evidenciou-se que o turismo rural está se desenvolvendo, assim como outros segmentos do turismo. As rotas turísticas divulgam mais nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Identificou-se que os blogs apresentam dados informativos e comerciais, conteúdo sobre segmentos, atrativos para público-alvo específico, informações gerenciais e uso de fotos e imagens para atrair os turistas.
BENI, M. C. MOESCH, M. Do discurso da Ciência do Turismo para a Ciência do Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (25), 9-30, 2017. CORBIN, J.; STRAUSS, A. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. California: SAGE, 2015. OLIVEIRA, L. F. et al. O turismo rural como alternativa econômica para a pequena propriedade rural no Brasil. Turismo: Visão e Ação, v. 9, n. 1, p. 69-82, 2015.