Resumo

Título do Artigo

OS EFEITOS DO TELETRABALHO NA SATISFAÇÃO E EQUILÍBRIO DO TRABALHO-VIDA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

teletrabalho
satisfação no trabalho
administração pública

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Bem-estar e Mal-estar no trabalho

Autores

Nome
1 - Laudenice de Araújo
FUCAPE Business School - VITÓRIA
2 - Silveli Cristo-Andrade
FUCAPE Business School - Vitória
3 - Rozelia Laurett
FUCAPE Business School - Vitória

Reumo

A sociedade mundial vive em constante processo de adaptação que envolvem mudanças sociais, culturais e econômicas na vida das pessoas. Essas mudanças trouxeram desafios ao mercado de trabalho e o teletrabalho representa um desses desafios, onde trabalhadores são gerenciados à distância, decidindo como e onde trabalhar, controlando o tempo dedicado à vida pessoal. Essa alternativa de trabalho permite uma maior autonomia para execução dos trabalhos, trazendo com destaque os temas de satisfação e o equilíbrio trabalho-vida.
Buscando entender como o teletrabalho pode influenciar a satisfação do teletrabalhador e seu equilíbrio trabalho-vida, este estudo traz a questão de pesquisa: Em relação ao teletrabalho, as fontes de satisfação, as habilidades e a autonomia podem influenciar a satisfação e equilíbrio trabalho-vida dos trabalhadores da Administração Pública? O objetivo dessa pesquisa foi verificar a influência das fontes de satisfação com o teletrabalho, as habilidades para o teletrabalho e a autonomia dos teletrabalhadores possuem na satisfação e equilíbrio trabalho-vida dos trabalhadores públicos.
A satisfação do indivíduo é um estado subjetivo relacionado com seus desejos e expectativas que depende de suas oportunidades, competências desenvolvidas e habilidades próprias. Essas habilidades para realizar determinados trabalhos são as competências ou características que uma pessoa adquire para desempenhar uma tarefa e o uso das tecnologias da informação e comunicação para trabalhar em casa e poder se comunicar com a empresa de qualquer local ajudam o teletrabalhador a desenvolver habilidades para planejar o tempo com o trabalho, melhorar a produtividade e a satisfação com o teletrabalho.
As fontes de satisfação com o teletrabalho influenciam positivamente a satisfação no trabalho do servidor público, evidenciando que há uma relação positiva e significativa entre ambos. Já a amostra utilizada neste estudo demostrou que na Administração Pública as habilidades próprias para o teletrabalho não influenciam a satisfação no trabalho do servidor público. Um recurso importante no teletrabalho é possuir habilidades para planejar o tempo dedicado ao trabalho porque melhora a produtividade e a satisfação no trabalho.
Os resultados sugerem que as fontes de satisfação com o teletrabalho tendem a exercer influência positiva na satisfação no trabalho e no equilíbrio trabalho-vida dos servidores públicos. Constatou-se também que a autonomia dos teletrabalhadores pode influenciar positivamente o equilíbrio trabalho-vida desse servidor, entretanto não possui o mesmo efeito na sua satisfação com o trabalho.
Felstead, A., & Henseke, G. (2017). Assessing the growth of remote working and its consequences for effort, well‐being and work‐life balance. New Technology, Work and Employment, 32(3), 195-212. Mihalca, L., Irimiaş, T., & Brendea, G. (2021). Teleworking during the COVID-19 pandemic: Determining factors of perceived work productivity, job performance, and satisfaction. Amfiteatru Economic, 23 (58), 620-636. Petcu, M. A. et al. (2021). Multidimensional assessment of job satisfaction in telework conditions. Case study: Romania in the covid-19 pandemic. Sustainability, 13(16), 1-16.