Resumo

Título do Artigo

FONTES DE FINANCIAMENTO DAS STARTUPS DO POLLEN PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Financiamento
Startup
Parques Tecnológicos

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Renata Scalsavara
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Claudio Alcides Jacoski
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis e Administração
3 - Givanildo SIlva
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
4 - Mara Vogt
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Contabilidade

Reumo

O empreendedorismo tecnológico estimula a criação de ambientes favoráveis a empresas inovadoras com base tecnológica. Esses ambientes são conhecidos como ecossistema de inovação, onde é possível o compartilhamento de ideias e conhecimentos. O impacto da inovação na economia tem como ator principal as startups. A inserção no mercado e a permanente busca por soluções inovadoras e otimizadas são desafios para uma startup. Além disso, as startups possuem dificuldades para acessar fontes de financiamento que viabilizem o empreendimento, por serem investimento de risco.
Problema de pesquisa: quais são as fontes de financiamento predominantes em startups? Objetivo: identificar as fontes de financiamento utilizadas pelas startups do Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó.
As startups impactaram na alteração do modo de operação das empresas tradicionais, tornando-se relevantes para as novas dinâmicas de inovação. As startups enfrentam restrições de liquidez e necessitam de determinada quantia de capital para poderem impulsionar seu crescimento. A pesquisa realizada pela ABSTARTUPS aponta que por nascer em um ambiente de incerteza e de validação, as startups necessitam de uma série de recursos a fim de se desenvolverem. Há uma consideração mais favorável à oferta de crédito para empresas formalizadas do que para empresas em fase de estruturação e implantação.
O estudo é caracterizado quanto aos objetivos como descritivo, no que se refere aos procedimentos, é um estudo multicasos e a abordagem do problema é caracterizado como qualitativo. Foi utilizado como ambiente de estudo o Pollen Parque Científico e Tecnológico que no período da pesquisa contava com 12 empresas do modelo startup. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado com fundadores ou diretores das startups, sendo entrevistado representantes das 12 startups vinculadas ao Pollen no período de 18 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023.
Identificou-se as características das startups do Pollen, o papel da incubadora no apoio às startups e constataram-se as fontes de recursos que as startups conhecem, empregam, as dificuldades encontradas para obter recursos financeiros e a percepção da importância ou não de investimento de terceiros, com participação acionária, para chegarem ao sucesso.
Concluiu-se que a incubadora teve um papel importante no desenvolvimento das startups e no auxílio para acessarem investimentos, que os investimentos mais acessados foram oriundos de editais e do capital próprio; há dificuldades na captação de recursos; há incentivos para as startups; é importante o capital de terceiros para o negócio crescer; o ambiente em que as empresas estão instaladas possibilita diversas oportunidades.
ALMEIDA (2022); AUDRETSCH; COLOMBELLI; GRILLI; MINOLA; RASMUSSEN (2020); BAMATA; FIELDS (2018); BORGES; SOARES; SILVA (2021); CADORIN; KLOFSTEN; LÖFSTEN (2021); COLOMBO; GOMES; EÇA; DO VALLE (2021); CUNHA FILHO; REIS; ZILBER (2018); DROVER; BUSENITZ; MATUSIK; TOWNSEND; ANGLIN; DUSHNITSKY (2017); FONSECA; DOMINGUES (2018); FREIRE; MARUYAMA; POLLI (2017); HYUN; LEE (2022); JACOSKI; DALLACORTE; KOCH; FANTINELLI (2020); KON (2021); LEITE; BELLUZZO (2021); NG; MEULENBROEK; CLOODT; ARENTZE (2022); OLIVEIRA; SOARES; FONSECA; BARBOSA (2021); PAN; YANG (2019); PERIN (2015); SALAMZADEH; KESIM (2015)