Resumo

Título do Artigo

DESPERDÍCIO E PERDA DE ALIMENTOS NO VAREJO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Varejo
Perda e desperdício
Centralidade harmônica

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - Bárbara Carolina Meira Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Cleber Carvalho de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Gestão Agroindustrial

Reumo

A estimativa global de perda e desperdício de alimentos é aproximadamente a um terço dos alimentos produzidos para consumo humano. Entre todas as etapas da cadeia de alimentos, o varejo representa aproximadamente 5% do desperdício total, mas apresenta alta influência na decisão de consumo e disseminação de informação entre cadeia e consumidores.
O objetivo desse estudo é traçar o panorama dos estudos e pesquisas publicados internacionalmente sobre ações e inovações para a minimização do desperdício no varejo
Na literatura ocorre divergência quanto à definição de perda e desperdício de alimentos, diferenciando-se quanto às partes dos alimentos que são perdidas e a inconsistência dos termos utilizados. Quanto às parcelas de PDA, ocorre mais desperdícios e perdas em países desenvolvidos e em desenvolvimento, respectivamente. No setor do varejo, os desperdícios estão mais relacionados a tempo de prateleira, variação na demanda, marcas e deformidades, embalagens danificadas e conformidade aos padrões de qualidade.
Com o uso da metodologia de centralidade harmônica e acoplamento bibliográfico dos dados coletados das bases WoS e SCOPUS foi possível encontrar que o país com maior número de registros é a China, seguida dos EUA. A concentração da discussão é concentrada em campos ambientais e sustentáveis, mas apresenta trabalhos em periódicos como de economia e matemática. Com os clusters obtidos a partir do uso do software Gephi, observaram-se trabalhos que discutem a sustentabilidade da cadeia e mitigação da PDA, assim como a coordenação da própria cadeia.
Apesar do foco no setor varejista, as áreas do conhecimento mostraram-se diversas, demonstrando a multidisciplinaridade do assunto em questão. O tópico abrange desde comportamento do consumidor até operacionalização da cadeia com diversas análises de modelos para mitigação da PDA, como conjuntos fuzzy de classificação e uso de RFID para rastreabilidade e transparência da cadeia alimentar.
Bellemare et al.(2017). On the Measurement of Food Waste. American Journal of Agricultural Economics, 99(5), 1148–1158. doi:10.1093/ajae/aax034 Richards, T. J.; Rickard B. (2020) COVID-19 impact on fruit and vegetable markets. Can J Agric Econ. 2020:1–6. doi: 10.1111/cjag.12231 Rochat, Y. (2009) Closeness Centrality Extended to Unconnected Graphs: the Harmonic Centrality Index. ASNA, Zürich. Disponível em: Acessado em 2 de dezembro de 2022.