Comunicação de Marketing Digital
Funil de Vendas
Marketing de Conteúdos
Área
Artigos Aplicados
Tema
Marketing
Autores
Nome
1 - Pedro da Cunha Baptista UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Balneário Camboriú
2 - CARLOS MARCELO ARDIGÓ UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PMPGIL
3 - Emanuelle Beatriz Westphal Ardigó UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
Reumo
Considerando o cenário de expansão da conectividade, do acesso à internet e das plataformas digitais ligada ao novo segmento de artistas na indústria da música, este artigo tecnológico teve como objetivo apresentar uma proposta de adaptação do funil de vendas e de comunicação de marketing digital para o mercado de DJ/Produtor, já aplicado e com resultados avaliados até o mês de maio de 2022.
Essa pesquisa apresenta estratégias de marketing para a carreira profissional de DJ/Produtor no mercado artístico, a fim de potencializar a comunicação de marketing digital, criando valor de reconhecimento no mercado de entretenimento. Para entender esse contexto, procurando extrapolar diretrizes para aplicação de ferramentas de análise e estratégias, o estudo teve como foco a análise do caso do DJ Niggaz, que tem como base de inserção o município de Balneário Camboriú e região.
A indústria da música, como já indicado, não é formada apenas por grandes gravadoras e grupos consolidados do mercado fonográfico, mas também de artistas independentes que estão se expandindo dentro desse mercado em virtude do avanço da tecnologia e informação. Foi então desenvolvido um estudo qualitativo por meio de uma pesquisa observacional não participante, incluindo ainda entrevista não estruturada com o empresário do DJ Niggaz e gestor da Origgami, com complementos da pesquisa documental com o uso da ferramenta Not Just Analytics.
Os resultados mostraram que no caso do DJ Niggaz não aplicava nenhuma estratégia para vendas e com pouco desempenho em seus lançamentos. Assim, propostas relacionadas com marketing digital, implementadas e avaliadas, foram direcionadas para o processo de vendas e engajamento em plataformas digitais, com foco no contratante e divulgação dos lançamentos musicais.
As análises de proposta, incluíram estratégias de marketing digital adaptadas a partir do funil de vendas para o mercado de DJ/Produto, que visou potencializar seu aproveitamento nas vendas, e o marketing de conteúdo para contribuir com aumento da visibilidade em seus lançamentos de músicas. Além disso, observou-se que a constância nos processos, tanto para as abordagens de vendas, quanto às conquistas de ouvintes, interfere na decisão do contratante, permitindo um contato constante que influencia em sua venda, e decisão do usuário tornando um potencial fã.
Espera-se que os resultados possam auxiliar outros DJ/Produtores na implementação de estratégias adaptadas a partir do funil de vendas, assim como na produção de conteúdo nas redes sociais, com intuito de melhorar o desempenho em suas contratações e divulgação musicais.