stakeholders
estratégia competitiva
liderança de custo
Área
Artigos Aplicados
Tema
Estratégia
Autores
Nome
1 - Ródney Ferreira Couto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas
2 - Clayton Luiz de Melo Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Escola de Agronomia
3 - Bruno de Melo Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - PPAGRO
4 - Jose Elenilson Cruz INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB) - Campus Gama
Reumo
Embora o Brasil seja o terceiro maior produtor mundial de leite, ainda importa produtos lácteos. A Região Sul é a maior produtora de leite no ranking e o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor. Para que as unidades de produção familiar se mantenham no mercado, se desenvolvam e ganhem vantagem competitiva, uma alternativa, apontada por técnicos e pesquisadores, são os condomínios leiteiros.
Considerando o contexto de inovação ou readequação tecnológica em que se inserem os empreendimentos desta natureza, importa analisar, sob a perspectiva da gestão, aspectos organizacionais desse modelo de negócio (condomínios) presente em regiões brasileiras.
Uma cooperativa do Rio Grande do Sul preocupada com as dificuldades enfrentadas por pequenos produtores, no que diz respeito à gestão, disponibilidade de mão de obra qualificada, sucessão familiar, tecnificação e modernização, promoveu a criação de quatro condomínios de produção de leite. Um destes condomínios foi inaugurado em dezembro de 2015, no município de Nova Bréscia – RS. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, sob lentes de estratégia e redes, ações adotadas pelo condomínio para a solução de problemas administrativos e operacionais e obtenção de vantagens competitivas.
Novos arranjos produtivos, dentre eles os Condomínios de produção, são alternativas que podem resolver problemas de ordem econômica, técnica, social, comercial e logística. Nesse sentido o condomínio analisado utilizou a contribuição aos stakeholders como foco de sua estratégia, implementada, primeiramente pelo modo empreendedor e depois pelo adaptativo, buscando a estratégia em liderança de custo.
Após a criação do Condomínio constatou-se do ponto vista econômico, que as mudanças em sua gestão, implementadas a partir da segunda fase de sua existência, possibilitaram garantia de renda mensal fixa aos produtores integrados, redução de custos operacionais e maior rentabilidade; facilidade de acesso a novas tecnologias e modernização. Em termos comerciais e logísticos, produtores passaram a receber bonificação por adicional de volume de leite produzido, e o condomínio ganhou maior poder de barganha em função da escala de aquisição de insumos e da economia com transportes e fretes.
Identificar estratégias individuais e bem-sucedidas pode ser uma importante fonte de captação de tendências de mudanças. O processo de multiplicação dessas estratégias bem-sucedidas pode resultar em ganhos de competitividade para os pequenos produtores.